Connect with us

Outros

Alpha Notícias: Caminhões pagam pedágio por eixo suspenso a partir de hoje no Estado de São Paulo

Published

on



Cálculo da tarifa passará a considerar todos os eixos, estando eles em contato ou não com o pavimento

Texto: Assessoria de Imprensa

Atenção caminhoneiros: a partir deste domingo, dia 28, a cobrança de pedágio no Estado de São Paulo será alterada. A tarifa, até então calculada considerando apenas os eixos dos veículos de carga que estão em contato com o solo, passará a considerar todos os eixos, independente de eles estarem ou não em contato com o pavimento.

“Desta forma, o eixo móvel, que o caminhoneiro costuma suspender quando o veículo não está carregado, também será cobrado. Essa medida normalmente é adotada por uma questão de redução de custo, já que utilizar o eixo suspenso quando o caminhão está muito leve traz gastos desnecessários à frota, como desgaste de pneus e consumo de combustível, por conta da resistência ao rolamento dos pneus”, explica Fernando Miragaia Peruzzo Filho, da Continental Pneus do Brasil.

Segundo informações da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), a tarifação dos eixos suspensos foi uma das medidas adotadas para evitar o reajuste do pedágio este ano, já que a partir de julho as tarifas na malha rodoviária paulista sob concessão da iniciativa privada deveria ter sofrido um aumento de 6,5%.

De acordo com a Artesp, esse novo modelo de tarifação também está sendo adotado para viabilizar a ampliação do Sistema Ponto a Ponto para veículos comerciais, que permite o pagamento do pedágio por trecho percorrido, mas não isenta os eixos levantados, em todo o Estado. 
Advertisement