Marca fornece a direção eletro-hidráulica assistida

Texto: Assessoria de Imprensa

A TRW está fornecendo a tecnologia de direção eletro-hidráulica assistida (EPHS – Electrically Powered Hydraulic Steering) para o mais recente lançamento da Ferrari, o “LaFerrari”, o primeiro modelo da marca com propulsão híbrida.


O sistema EPHS da TRW oferece uma economia de combustível de até 0,3 litro por cem quilômetros e uma redução de aproximadamente sete gramas por quilômetro das emissões de dióxido de carbono em comparação com sistemas tradicionais de direção assistida eletro-hidráulica. Além da economia de combustível, a tecnologia é uma solução completa que leva também à redução de emissão de gás carbônico quando comparada a direção elétrica.

Giorgio Marsiaj, presidente da TRW Itália, explica: “A demanda por automóveis mais eficientes continua a crescer em todos os segmentos de veículos e a nossa tecnologia EPHS é perfeitamente adequada para ir ao encontro desta tendência. O papel da TRW em apoiar uma das mais prestigiadas marcas do mundo como parceira oficial para a inovação tecnológica no novo super carro LaFerrari é prova da nossa capacidade. Com mais de 20 milhões de sistemas, o EPHS da TRW é uma solução aprovada tanto para plataformas de veículos convencionais quanto híbridos.”

O EPHS da TRW dispõe de uma unidade de bomba do motor (MPU – Motor Pump Unit) compacta, ligada a uma cremalheira convencional e engrenagem de pinhão. Tal como as outras soluções de direção elétrica, o EPHS é independente do motor de combustão.

Muito além da eficiência de combustível e das características relacionadas com o conforto oferecidas pelo EPHS, o sistema também disponibiliza a tecnologia de direção de velocidade proporcional. Esta capacidade flexível de adaptação permite que o sistema EPHS da TRW se adapte a diferentes condições de condução, fornecendo um ajuste confortável para o estacionamento e a condução em cidade, oferecendo, ao mesmo tempo, robustez em velocidades mais elevadas. Existe também a opção para que o EPHS varie os níveis de assistência, dependendo da informação relativa à carga do veículo fornecida por outros subsistemas.

Marsiaj conclui: “A TRW orgulha-se de ser um parceiro estratégico da Ferrari e está empenhada em desenvolver conjuntamente as mais recentes tecnologias. O lançamento do sistema EPHS para o “LaFerrari” é mais um exemplo da forma como a TRW atende aos crescentes requisitos de segurança para automóveis de luxo e automóveis do mercado de massas, graças a uma ampla gama de produtos e a conceitos e tecnologias de produtos escalonáveis e modulares, que estão tornando a segurança acessível para todas as marcas e segmentos.

Todos os futuros modelos Ferrari serão equipados com tecnologias avançadas de economia de combustível, de forma a garantir a conformidade com as normas a respeito de emissões de gases.