Vemaguet 1956 – 1960

Modelo era produzido no Brasil sob a licença da Auto Union

Texto: Diego Juan Bergamo
Fotos: Internet

A Vemag (Veículos e Máquinas Agrícolas S.A.) produziu sob a licença da Auto Union(1) da Alemanha os veículos da marca a partir de 1956. Um desses modelos é a station wagon compacta F91 Universal, aqui conhecida a partir de 1959 como Vemaguet. 


Vemaguet 1961 – 1964

Derivada do sedã F91 (Belcar, a partir de 1959), era uma perua com bom espaço interno, um carro feito para a família. 


Painel do Belcar / Vemaguet com a alavanca de câmbio na coluna de direção

O motor 2 tempos de 1000cm3 (a partir de 1961), 3 cilindros, sistema de arrefecimento por termossifão, sistema de ignição de uma bobina por cilindro e carburador de fluxo descendente desenvolvia 50 cavalos a 4500 RPM, e levava a peruinha a uma velocidade máxima de 125 Km/h. 


Trem de força dos DKW Vemag Belcar e Vemaguet

Foi fabricada de 1956 a 1967: inicialmente era montada com componentes importados da Auto Union alemã; em 1958, tem alto índice de nacionalização de suas peças. Em 1967, a DKW(2) Vemag foi adquirida pela Volkswagen do Brasil. 

Vemaguet 1964 – 1967

Desde então, não se fabricou mais automóveis no Brasil com motor dois tempos: um dos principais motivos é este ser altamente poluente: os motores dois tempos em sua maioria necessitavam misturar óleo ao combustível para lubrificação das suas partes móveis, assim queimando o óleo durante a combustão nos cilindros. 

Ah… Mas aquele som bem peculiar do motor dois tempos… Quem viveu nesta época e não se lembra do pó-pó-póóóóóhhh bem característico dos veículos DKW Vemag? 

(1) A Auto Union era a união das empresas de automóveis alemãs DKW, Audi, Horch e Wanderer, que se uniram em 1932 após a Grande Depressão econômica mundial. Em 1938, o grupo ganhou a participação da NSU Motorenwerke AG, outro grande fabricante automotivo alemão da época. Em 1957, a Auto Union foi adquirida pela Daimler-Benz e, em 1964, pela Volkswagen, passando então a se chamar Audi. As quatro argolas simbolizavam a união destas empresas; hoje, é a marca registrada da Audi. 

(2) DKW era uma sigla em alemão. Significava, inicialmente Dampf Kraft Wagen (Carro de Força a Vapor), mas ganhou outros significados: Des Knaben Wunsch (Desejo do Menino) e Das Kleine Wunder (A Pequena Maravilha). A fundação da empresa data de 1916.