Alpha Motos: Honda apresenta a nova CBR 500R

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    Modelo se torna a a porta de entrada para as esportivas 

    Texto: Redação
    Fotos: Divulgação

    Dentro do universo das duas rodas, os modelos sport são especiais e atraem os apaixonados pelas suas formas agressivas, incrível potência e pilotagem emocionante. Referência neste mercado, a Honda já está comercializando o seu modelo esportivo de entrada para a alta cilindrada: a CBR 500R, que combina beleza e alta performance com condução fácil, perfeita para quem está procurando a sua primeira esportiva e deseja sentir a adrenalina presente no DNA da marca, respeitado em todas as pistas do mundo.

    Além destes atributos, a nova integrante da família 500cc traz ainda preço competitivo, sendo oferecida na rede de concessionárias Honda a partir de R$ 23 mil, na versão standard.

    Beleza e alta performance

    A carenagem, além de transparecer à motocicleta um porte equivalente ao de modelos com maior cilindrada, contribui para a diminuição do arrasto aerodinâmico e acentua ainda mais o seu design esportivo. Integrados ao visual estão o painel de instrumentos digital na cor branca e o conjunto óptico, com refletor duplo multifacetado e lâmpadas halógenas de 55W, que oferece boa visibilidade em qualquer condição. A capacidade do tanque de combustível é de 15,7 litros. 

    Os semi-guidões proporcionam uma pilotagem próxima às dos modelos de pista e enfatizam toda a emoção e estilo sport. A altura do assento é de 785 mm e suas medidas são as mais compactas da linha com (C) 2.075 mm x (L) 740 mm x (A) 1.145 mm, distância entre os eixos de 1.410 mm, tornando a pilotagem ainda mais precisa. O peso seco do modelo é de 181 kg (183kg na versão ABS). 

    Versatilidade, maneabilidade e ótima performance, com condução agradável e prazerosa em qualquer situação são as marcas registradas da CBR 500R. O modelo compartilha uma base em comum com os outros modelos da família 500cc, com chassi em aço, do tipo Diamond, que oferece uma excelente capacidade de manobra. 


    O desempenho, tanto em vias urbanas como na estrada, é proporcionado pelo motor bicilíndrico, de quatro tempos e 471 cm3 – DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e arrefecimento a líquido -, que desenvolve potência máxima de 50,4 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 4,55 kgf.m a 7.000 rpm. 

    Os pistões são forjados em liga de alumínio, com diâmetro de 67 mm, curso de 66,8 mm e construção diferenciada, semelhantes aos utilizados na motocicleta CBR 600RR. A rigidez e resistência também foram otimizadas e seus pesos reduzidos, para tornar o funcionamento ainda mais suave e eficiente. 

    As respostas rápidas ao comando do acelerador são garantidas pelo sistema de alimentação eletrônico PGM-FI (sistema de injeção programada de combustível), que envia ao motor o volume ideal de combustível para cada faixa de rotação, melhorando a eficiência e criando um excelente equilíbrio entre máxima potência e baixo consumo. O escape foi desenvolvido em aço inoxidável, com design integrado ao pedal do garupa. 

    Aliado a este conjunto motriz, o câmbio de seis velocidades possui embreagem multi-disco e oferece engates precisos, o que possibilita excelente desempenho do conjunto tanto em trechos urbanos quanto na estrada. 

    No tocante à suspensão, a Honda trouxe tudo que há de mais moderno e de alta tecnologia disponível no mercado de duas rodas. 

    A dianteira recebeu garfo telescópio, com curso de 120 mm, desenvolvido para proporcionar total domínio e estabilidade em curvas, sem deixar de lado o conforto. Na traseira, a suspensão é monoamortecida do tipo Pro-Link, com curso de 119 mm, e conta com nove níveis de regulagens da pré-carga do amortecedor.

    Ainda no quesito conforto, o painel de instrumentos é totalmente digital e de fácil leitura, que traz – além do velocímetro – conta-giros por gráfico de barras, relógio, hodômetro (total e parcial), medidores de consumo de combustível instantâneo e média, além de indicadores de diagnóstico do motor, que permite ao motociclista se concentrar na pilotagem com maior conforto e segurança.

    As rodas em alumínio fundido trazem design exclusivo e foram projetadas para oferecer leveza e resistência em qualquer superfície. Os pneus são 120/70 ZR-17 na frente e 160/60 ZR-17 na traseira. A rabeta é desenhada, em estilo esportivo. O banco de dois níveis oferece grande conforto e excelente ergonomia, permitindo que o piloto fique integrado e se fixe mais adequadamente à motocicleta. Isto colabora para execução de manobras mais rápidas e que exigem maior firmeza, principalmente em velocidades mais altas.

    Para oferecer total controle da pilotagem, a nova integrante da família CBR está equipada com freio dianteiro a disco com diâmetro de 320 mm de acionamento hidráulico e cáliper de duplo pistão. Já o traseiro, conta com disco de 240 mm de diâmetro, acionado por pistão e pinça simples. O modelo também chega com versão equipada com freios ABS, sistema eletrônico que evita o travamento das rodas e propicia total segurança, mesmo em situações de frenagem mais bruscas. Para maior segurança, todos dispõem ainda de HISS (Honda Ignition Security System – Sistema de Segurança de Ignição Honda).


    Família de sucesso

    A família 500cc conta ainda com outros dois modelos: a recém-lançada CB 500F, naked, e a CB 500X, crossover, que tem previsão de lançamento para este ano. Com os lançamentos, a Honda tem como objetivo oferecer modelos que proporcionem conforto, potência e segurança para todos os públicos e se firmar como líder absoluta no mercado de alta cilindrada. 

    Já disponível na rede de concessionárias, a CBR 500R será oferecida nas cores branca (STD e ABS) e vermelha (STD) por R$ 23 mil (standard) e R$ 24,5 mil (versão ABS).

    Ficha Técnica

    Item

    CBR500R

    Alimentação

    Sistema de injeção
    eletrônica 
    programada de combustível (PGM-FI)

    Altura do assento (mm)

    790

    Ângulo de Caster / Trail  (º /mm)

    25,5 / 101,9

    Bateria (V / Ah)

    12
    / 8,6

    Capacidade do tanque (litros)

    15,7 (2,8 de reserva)

    Óleo do motor (litros)

    3,2 (2,7 para troca)

    Chassi

    Aço, tipo Diamond

    Consumo (km/l) (WMTC mode)

    27

    Diâmetro x curso (mm)

    67 x 66,8

    Dimensões (C x L x A) (mm)

    2.075 x 740 x 1.145

    Distância entre eixos (mm)

    1.410

    Distância mínima do solo (mm)

    140

    Embreagem

    Multidisco / banho de óleo

    Farol (alto/baixo) (W)

    1
    lâmpada halógena H4  60 / 55

    Freio dianteiro

    Disco Wavy 320mm / 2
    cálipers

    Freio traseiro

    Disco Wavy 240mm / 1 cáliper

    Motor

    DOHC,
    bicilíndrico,

    4
    tempos, arrefecido a líquido, 471 cc

    Peso seco (kg)

    181 (183 na versão ABS)

    Pneu dianteiro

    120/70 – ZR17M/C

    Pneu traseiro

    160/60 – ZR17M/C

    Potência máxima (CV/rpm)

    50,4 x 8.500

    Relação de compressão

    10,7: 1

    Sistema de partida

    Elétrica

    Suspensão dianteira

    Telescópica

    Suspensão traseira

    Braço oscilante Pro-Link

    Torque máximo (Nm/rpm)

    4,3 x 7.000

    Transmissão

    6 velocidades

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