/home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
">
Warning: Undefined array key 0 in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
Alpha Notícias: Tecnologias virtuais para diminuir a distração dos motoristas
Jaguar Land Rover anuncia o conceito da tecnologia “Jaguar Virtual Windscreen”
Texto: Assessoria de imprensa
A Jaguar Land Rover anuncia o desenvolvimento de tecnologias de ponta com o objetivo de proporcionar mais conforto e segurança, além de diminuir as distrações do condutor. A projeção de gráficos realistas e informações vitais sobre o funcionamento no para-brisa do veículo além de uma visão virtual e melhorada da estrada, podem equipar os futuros lançamentos das marcas.
O “Jaguar Virtual Windscreen” permite que todo o para-brisa do veículo seja usado como um monitor de imagens de forma a permitir que os olhos do condutor não sejam desviados da estrada. Informações sobre velocidade e navegação podem ser projetadas em conjunto no para-brisa. A tecnologia também pode auxiliar o motorista que busca alto desempenho ao projetar informações como:
· Linha de corrida e orientação de frenagem: Uma linha virtual pode ser projetada no para-brisa como forma de auxiliar o motorista a fazer o traçado ideal da pista. A linha projetada também traz variações de cor como forma de orientar as frenagens para maior desempenho
· Carro de corrida fantasma: para melhorar o tempo de volta em um autódromo, um “carro fantasma” pode ser projetado no para-brisa. A imagem pode mostrar o traçado feito prelo próprio motorista em uma volta anterior ou de um outro condutor com melhor desempenho.
· Cones virtuais podem ser projetados como forma de melhorar a forma de condução do motorista, caso necessário. Esses cones podem ser gradativamente apagados conforme o desempenho do motorista.
Para o Dr. Wolfgang Epple, diretor de pesquisa e tecnologia da Jaguar Land Rover “nós estamos trabalhando em pesquisas e no desenvolvimento de projetos que proporcionarão aos motoristas uma gama melhor de informações que permitem uma melhor experiência ao volante. Com o que existe de melhor em termos de projeção de imagens, conseguimos fazer com que os motoristas apenas olhem para frente para ter acesso à dados importantes para a condução, que permitem uma melhor dirigibilidade tanto nas ruas quanto nas pistas de corrida”.
Além da tecnologia de projeção de imagens no para-brisa, a Jaguar Land Rover está desenvolvendo um sistema de controle por gestos como forma de manter os olhos do motorista na estrada, reduzindo assim a distração. O sistema reduz a necessidade de o condutor desviar os olhos da pista para pressionar botões e interruptores dentro do carro.
O sistema de controle por gestos utiliza a tecnologia E-Field Sensing, que é baseada nos mais atuais sistemas de telas sensíveis ao toque, que proporcionam extrema precisão. Para se ter uma ideia, os mais avançados smartphones do mercado são capazes de detectar a presença do dedo do usuário a partir de uma distância de 5 milímetros. Já o sistema desenvolvido pela Jaguar Land Rover pode detectar os movimentos do motorista a partir de 15 centímetros de distância, o que permite comandos à distância por meio de gestos feitos dentro do carro.
“O sistema de controle por meio de gestos já se tornou uma forma bastante aceita de controlar tudo, desde aparelhos de TV até videogames. O próximo passo é a possibilidade de, da mesma maneira, podermos controlar alguns recursos do carro. Em nossos estudos, nós identificamos algumas funções atualmente controladas por botões físicos, que podemos substituir pelo controle por gestos, por meio de sensores de movimento cuidadosamente calibrados” reforça Dr. Epple. “O sistema está sendo amplamente testado e tem condições de ser disponibilizado no mercado já nos próximos anos”, complementa.
Jaguar Land Rover’s research team is also looking at technology that could replace rear view and external mirrors with cameras and virtual displays. Using two-dimensional imaging to replace mirrors is limited by the fact that single plane images on a screen do not allow the driver to accurately judge the distance or speed of other road users.
A equipe de pesquisa da Jaguar Land Rover também está trabalhando no desenvolvimento de uma tecnologia que permitiria a substituição dos espelhos retrovisores por imagens em 3D geradas por câmeras e monitores virtuais. Isso porque as de imagens em duas dimensões que atualmente são usadas para substituir os espelhos oferecem recursos limitados ao motorista, ao não permitir a ele avaliar com precisão a distância ou a velocidade de outros veículos em uma estrada.
Essa nova tecnologia que está sendo desenvolvida pela Jaguar Land Rover permite que câmeras posicionadas no painel de instrumentos ou na área da coluna de direção consigam mostrar imagens em alta resolução e em 3D, o que cria a percepção de profundidade, permitindo ao motorista um melhor julgamento da distância e velocidade do outro veículo.
