Praia de Jurerê recebe equipes da América e Europa para um dos principais campeonatos da classe S40 no mundo
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A flotilha Soto 40 está em Jurerê, Florianópolis, Santa Catarina, para o Mitsubishi Motors S40 World Championship, que começa neste domingo, dia 12 de abril, com duas regatas previstas. É a 3ª edição do mundial da classe e a primeira vez que o Brasil é sede.
Nos últimos dias, as tripulações apresentaram seus barcos para a vistoria técnica e aproveitaram para conhecer as características da raia de Jurerê. “Esses dias que antecedem o evento são importantes para deixar o barco pronto e a equipe focada. Fizemos os primeiros treinos na raia com o time completo e estamos prontos para o treino oficial”, explica Dag van Appen, capitão do veleiro chileno Itaú.
Neste sábado, dia 11, foi realizado o treino oficial do campeonato, um importante teste para as tripulações saberem se estão prontas para as regatas. “Estávamos na Alemanha, onde é impossível navegar nessa época do ano. Fazer esse aquecimento é muito importante, principalmente em um campeonato em que enfrentaremos equipes extremamente qualificadas”, adianta o medalhista olímpico Jochen Schümann, da equipe alemã EarlyBird.
A partir de hoje, 12, começarão as regatas oficiais, que continuam até dia 16, quando o barco que conseguir manter a menor pontuação no acumulado geral será o vencedor.
“Hoje pudemos fazer os últimos ajustes no barco e coloca-lo na água. Como todos os barcos são totalmente iguais, um bom trabalho nesses dias pode fazer grande diferença no decorrer do campeonato”, comenta Horacio Pavez, do Mitsubishi Acuario II.
Veleiro Soto 40
Projetado pelo argentino Javier Soto Acebal e construído no estaleiro MBoats, na Argentina, o veleiro S40 é um moderno barco de regatas que compete como monotipo. Sua tecnologia inovadora trouxe um conceito revolucionário para a vela oceânica. Com linhas que são o resultado de um extenso estudo sobre a busca de velocidade e equilíbrio, construção fácil e vários componentes em fibra de carbono, o Soto 40 está cada vez mais em destaque no cenário da vela mundial. Sua flotilha está espalhada por Chile, Brasil, Argentina, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Portugal, Filipinas, Japão e Estados Unidos.
Raia de Jurerê
Considerada uma das cidades mais emblemáticas do Brasil quando o assunto é vela, Florianópolis (SC) será o palco da primeira edição do Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship realizada no País. Entre as belas paisagens da capital catarinense, a baía de Jurerê foi a escolhida para receber as regatas, por ser uma das principais raias de vela de todo o Brasil. O local de saída dos veleiros será o Iate Clube de Veleiros da Ilha, tradicional ponto de encontro de velejadores da cidade.
Localizada entre o continente e a ilha de Santa Catarina, a raia será montada a apenas um quilômetro da praia, com previsão de ventos do leste e nordeste com até 15 nós, tornando as provas em barla sota bastante técnicas e seletivas.
“A raia de Jurerê está entre as melhores do Brasil. Não é uma raia viciada, e permite que vários veleiros tenham chance de ganhar. Tornará as disputas ainda mais acirradas”, comenta Roberto Martins, do veleiro Carioca 25.
Outros destaques serão o clima, bastante ameno e propício para provas de vela e também a cor do mar, que tornará a regata, além de competitiva, muito bonita.
Todas as regatas dessa edição poderão ser acompanhada em tempo real, em qualquer lugar do mundo, através do site: www.mitsubishis40wc.com.br.
Calendário do Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship:
11/4 – Registro e vistoria
11/4 – Treino livre e briefing
12/4 – Primeira e segunda regatas
13/4 – Terceira e quarta regatas
14/4 – Quinta e sexta regatas
15/4- Sétima e oitava regatas
16/4 – Nona e décima regatas
16/4 – Premiação
Para mais informações, acesse o site www.mitsubishis40wc.com.br/br e a página oficial do evento no facebook www.facebook.com/MitsubishiSoto40.






