Alpha Notícias: Volvo certifica técnicos especialistas em ônibus
Para receber a certificação eles passaram por uma série de testes teóricos e práticos
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A Volvo certificou 43 mecânicos especialistas em ônibus que atuam na rede de concessionárias da marca com o programa internacional Bus Key Technician (BKT). Para receber a certificação eles passaram por uma série de testes teóricos e práticos, e por uma criteriosa avaliação que considerou desde a interpretação dos sintomas de falhas até diagnósticos avançados da eletrônica embarcada dos ônibus da marca.
“Para fazer frente à evolução tecnológica dos veículos é necessário investir permanentemente no desenvolvimento dos mecânicos, responsabilidade que compartilhamos com a rede de concessionários por meio dos centros de treinamentos e instrutores formados pela fábrica”, afirma Karen Wasman, gerente de Desenvolvimento de Competências do Grupo Volvo América Latina.
Antes da avaliação final, os técnicos participaram da caravana de treinamento técnico de ônibus que percorreu a rede de concessionárias da marca, em 2014. “O treinamento desenvolve o nosso raciocínio e nos ajuda a lidar com a pressão do dia a dia, quando o cliente está junto com a gente e quer ver o problema resolvido o mais rápido possível”, afirma Evanísio Wermann, técnico da Dipesul de Lageado, no Rio Grande do Sul.
Alexsander Silva, da Dipesul de Canoas, reforça a importância do treinamento. “Os testes e avaliações aumentam nosso conhecimento técnico e nos deixam mais seguros para atender aos clientes. O cliente de ônibus é exigente e curioso, conhece o veículo dele como a palma da mão e quer entender qual é o problema”, conta.
Ao todo, participaram do treinamento 105 mecânicos da rede de concessionárias Volvo e 72 participaram da certificação. A Volvo iniciou o programa de certificação Bus Key Technician, em 2012. As certificações são repetidas a cada ano e a recertificação a cada dois anos. Os treinamentos constantes dos técnicos que atuam na rede de concessionários da marca é uma estratégia da Volvo para melhorar cada vez mais o atendimento e a satisfação dos clientes da marca.