Connect with us

Alpha Notícias: O espaçoso e econômico Nissan Novo Versa 1.0 S

Published

on



Modelo conta com o moderno motor 3 cilindros de 77 cavalos de potência

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação

Quem busca um carro espaçoso, confortável e principalmente econômico, encontra no Nissan Novo Versa 1.0 S uma boa alternativa no segmento dos sedãs compactos. O Jornal Alpha Autos avaliou a versão do modelo que conta com o novo motor de 3 cilindros 1.0 12V e custa R$44.990,00.

Apresentado em março, o modelo traz novo design interno e externo, modernos equipamentos de conectividade, conforto e segurança e outras quatro versões: 1.0 por R$41.990,00, 1.6 SV por R$46.490,00, 1.6 SL por R$49.490,00 e 1.6 UNIQUE por R$ 54.990,00.

“O Nissan Novo Versa é um projeto moderno e global”, afirma Arnaud Charpentier, diretor de marketing da Nissan do Brasil. “Traz muitas novidades em tecnologia e conectividade, refinamento, além do novo motor de três cilindros 1.0 12V e da nova versão topo de linha, que nos ajudarão a ampliar a base de clientes do modelo”, completa. 

O Nissan Novo Versa 1.0 S, assim como as demais versões, apresentam os elementos da “assinatura global da marca”, presentes nos sedãs maiores, como o Sentra e o Altima. 

Entre eles, a frente mais encorpada e ancorada pelo novo formato de bumerangue dos farois, que cresceram, e a grade cromada, de série desde a versão de entrada da linha, que valoriza o novo design. É oferecido nas cores Preto Premium (sólida), Branco Aspen (sólida), Vermelho Malbec, Cinza Titanium, Cinza Magnum e Prata Classic.

O para-choque traseiro foi reestilizado para ficar mais angular. A ideia dos designers foi dar ao modelo uma presença forte e mais contemporânea, mas sem descaracterizar suas qualidades principais, como espaço interno e robustez.

Outros elementos novos do estilo exterior incluem detalhes cromados nas maçanetas, na tampa do porta-malas e na moldura das janelas. 

Por dentro, o modelo conta com materiais de alta qualidade. Os bancos são em tecido e o novo console apresenta a opção de acabamento Piano Black e as portas têm forração em tecido. Há detalhes cromados no botão do freio de estacionamento e maçanetas das portas e o volante pode ser forrado com couro.

O Nissan Novo Versa 1.0 S conta com um amplo espaço interno, comparável ao de sedãs de categorias superiores: 4,49 m de comprimento e 1,69 m de largura e entreeixos de 2,60 m.

O objetivo das equipes da Nissan no desenvolvimento do carro foi criar um sedã “puro” – normalmente esses modelos são adaptações de hatchbacks (o Novo Versa não é um sedã derivado do New March) –, adotando soluções inteligentes de aproveitamento de espaços, motores e transmissões mais compactos, entre outros. Assim o habitáculo, que também se beneficia das linhas bem pensadas da carroceira, consegue oferecer uma viagem sem aperto aos ocupantes. As áreas internas têm dimensões incomuns para um carro compacto. Quem vai atrás tem 930 mm de espaço para cabeça; 1,32 m para ombros e 940 mm de espaço para pernas. O motorista tem ampla área também: 1,01 m para cabeça; 1,32 m para ombros e 1,06 m para pernas.

Além do ambiente arejado, o condutor encontra soluções inteligentes para deixá-lo menos tenso e cansado no trânsito pesado e em viagens mais longas. No novo desenho do console, a ergonomia foi avaliada em detalhes e colocou os principais comandos próximos às mãos para evitar o deslocamento do corpo para frente. A direção com assistência elétrica (item de série em todas as versões de todos os carros de passeio da Nissan) permite modular o grau de assistência em função da situação, como manobras de estacionamento ou na condução na estrada, sem mencionar a menor manutenção por dispensar o uso de fluídos. O sistema de direção do Nissan Novo Versa tem calibração exclusiva para o mercado brasileiro, tornando-a mais firme em velocidades mais altas.

Outro item que privilegia o conforto no Nissan Novo Versa é o Comfort Seat, tecnologia de ponta empregada pela Nissan na confecção dos bancos. Os da frente contam com suportes laterais aumentados para melhorar o conforto e manter a posição estável do motorista e passageiro. O tecido utilizado evita o deslocamento do corpo para frente em frenagens. Esta solução contempla também as extremidades alongadas em 20 mm na parte frontal do assento.

A Nissan optou também por usar espuma de alta densidade, que mantém a firmeza do corpo sem prejudicar o conforto. O motorista conta com o ajuste de altura, que pode elevá-lo em 40 mm, item de série desde a versão de entrada e não disponível em muitos concorrentes. Estes recursos empregados nos bancos colaboram para reduzir o cansaço na condução por horas contínuas, tornando o Nissan Novo Versa ainda mais confortável.

O DNA da Nissan está também em soluções ‘amigáveis’, pensadas para os ocupantes terem uma experiência agradável no uso diário. Como exemplo, a abertura da tampa do tanque de combustível por meio de uma alavanca no painel, item disponível em todas as versões. Desta forma, ao parar para abastecer o veículo, o condutor não precisa sair do seu lugar ou mesmo tirar a chave do contato. 

Outro diferencial importante é o ajuste de altura da coluna de direção de série também desde a versão 1.0, item que ajuda o motorista a encontrar a melhor posição para dirigir em conjunto com o ajuste de altura do assento. 

Também disponível a partir da versão de entrada, o alarme sonoro de advertência avisa quando a chave ficou no contato e também quando as luzes dos faróis permaneceram acesas após se desligar o carro, facilidade não encontrada em muitos outros modelos do segmento. 

O conforto também não foi esquecido nessas soluções que facilitam a vida a bordo. A primeira são os excelentes ângulos de abertura das portas que, junto com o teto elevado, permitem cômodo acesso ao interior, sem apertos ou esbarrões em partes do carro. A visibilidade para o motorista é favorecida com o amplo para-brisa e pelas colunas “A” mais finas – mas não menos resistentes -, que facilitam as manobras e aumentam a sensação de confiança durante a condução.

O porta-malas comporta 460 litros (VDA) para oferecer ampla área para a acomodação de objetos e bagagens da família. Outro ponto pensado foi o design focado na área utilizável, com tudo considerado para aperfeiçoar o espaço: dos braços da tampa até as paredes do compartimento. 

Confortável e seguro, o Nissan Novo Versa conta com cintos de segurança dianteiros equipados com pré-tensionadores e sistema limitador de carga. Com esses recursos, em caso de colisão, os cintos se retraem instantaneamente, segurando os passageiros antes de reduzir gradualmente a pressão, diminuindo as possibilidades de lesões, principalmente no tórax.

A segurança passiva conta com airbags duplos, pré-tensionadores dos cintos com limitador de carga, que dão a tensão inicial na hora de um impacto, evitando o deslizamento para frente de forma brusca.

Motor de 3 cilindros e 1 litro 

Com objetivo de tornar mais ampla e acessível a linha do Novo Versa, a Nissan introduziu a opção do motor de 3 cilindros, 1,0 litro e 12 válvulas. Ele foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro pela engenharia da empresa no Brasil e no Japão. 

Produzido na fábrica de motores do Complexo Industrial da Nissan de Resende (RJ) seguindo os padrões de qualidade da marca, o propulsor é compacto e leve graças a um número reduzido de peças em movimento em relação com um motor de quatro cilindros, e ao uso do alumínio para o bloco e o cabeçote (dotado de variador na admissão).

O novo motor traz tecnologias que a Nissan utiliza em seus carros e que fazem a diferença para o cliente na hora da manutenção. Entre elas está o uso de corrente no lugar de correia para sincronização do virabrequim com as árvores do comando, solução que amplia o prazo de manutenção do equipamento para acima de 100 mil km, o dobro do normal para as correias. As velas têm eletrodos de platina, substituídas também a cada 100 mil km. Com essas duas soluções, o proprietário tem a certeza de maior durabilidade do motor e menor custo de manutenção. Produção local, tecnologia e qualidade japonesa dão maior tranquilidade aos clientes.

O resultado é um motor com 77 cavalos de potência, tanto com gasolina quanto com etanol, e 10 kgfm de torque, que oferece bom desempenho ao sedã, já que a maior parte do seu torque está disponível em baixas e médias rotações. Pesando 1.056 kg na versão que avaliamos, o modelo tem boa relação peso-potência, de 13,5 kg/cv, pois pesa apenas 92 quilos a mais que o New March SV 1.0 12V, a opção mais completa do hatch com este motor.

Outra tecnologia empregada no motor de três cilindros é o sistema CVVTCS (Continuosly Variable Valve Timing Control System) de variação de abertura das válvulas por meio de variador de fase. Ele faz com que a admissão seja otimizada em função da rotação do motor, oferecendo respostas mais precisas do acelerador e maior rendimento com economia de combustível. O resultado é uma melhor queima de combustível e redução das emissões de poluentes. O diferencial foi alongado para melhorar o funcionamento do motor.

O HR10 1.0 12V foi desenvolvido para que o consumo de combustível seja tão bom quanto seu desempenho. Isso foi comprovado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro. Com esse novo propulsor, o Nissan Novo Versa foi reconhecido com a nota máxima (“A”) na sua categoria e também no ranking geral. O modelo da Nissan destacou-se entre todos os concorrentes da categoria na média obtida em estrada, com gasolina, ao obter a melhor marca, com 15,2 km/l (10,4 km/l com etanol). No ciclo urbano faz 8,5 km/l (etanol) e 12,6 km/l (gasolina).

Além disso, o novo motor de três cilindros atende à nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve L6), em vigor desde 1º de janeiro no Brasil, que estabelece níveis de emissões veiculares mais baixos e tecnologias mais sofisticadas em 100% dos motores de ciclo Otto. O sistema Flex Start Bosch, que elimina o tanque auxiliar da partida a frio em todas as versões (também disponível para o motor 1.6) é uma dessas soluções que contribuíram para o modelo atingir as novas marcas. Esse avançado sistema traz muito conforto, pois dispensa o abastecimento do recipiente auxiliar com gasolina.

O Flex Start Bosch conta com gerenciamento eletrônico que controla toda operação de aquecimento do combustível, que entra em operação na partida e também na fase fria de funcionamento do motor, permitindo a ignição em temperaturas baixas mesmo quando está abastecido com 100% de etanol.

O sistema, disponível também no motor 2.0 16V do sedã médio Novo Sentra, conta com velas aquecedoras na galeria do combustível (de ferro), acima dos bicos injetores, que elevam a temperatura do etanol em câmaras independentes. A unidade de controle de aquecimento do sistema monitora a potência enviada às velas, acionando individualmente cada uma para evitar sobrecarga no sistema elétrico. Assim, o combustível é injetado de forma pulverizada e não liquefeita, melhorando a combustão, e assegurando uma pronta resposta na partida em baixas temperaturas.

Além de tornar mais eficiente a partida a frio em carros abastecidos com proporção maior de etanol, a tecnologia Flex Start Bosch colabora na redução das emissões de poluentes. Afinal, é no momento de ligar o motor que ocorre a maior liberação de gases poluentes.

O sistema de suspensões do Nissan Novo Versa é independente tipo McPherson com barra estabilizadora na frente e, na traseira, traz eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais. Desta forma, o modelo oferece estabilidade, firmeza e conforto para enfrentar os pavimentos brasileiros. Os freios, dianteiros com discos ventilados de 260 mm de diâmetro e traseiros com tambores de 203 mm, têm sistema ABS de 9ª geração que trabalha em conjunto com o controle eletrônico de frenagem (EBD) e o sistema de assistência de frenagem (BAS) para tornar a condução e a parada do carro muito mais segura. Eles calculam a velocidade e a força que o motorista impõe no pedal em frenagens de emergência para reduzir a distância da parada.

Com o objetivo de garantir que os clientes da marca fiquem totalmente despreocupados durante toda a experiência com o veículo, a Nissan tem se comprometido a oferecer um programa de serviços com excelente custo-benefício para o pós-venda de toda sua linha. Dessa forma, o comprador do novo sedã compacto terá direito aos benefícios do “Compromisso Novo Versa”, que inclui revisões periódicas com preços transparentes e válidos para todo o país; três anos de garantia sem limite de quilometragem e assistência 24h gratuita por dois anos.

O primeiro pilar deste pacote é a garantia de fábrica, um dos quesitos mais valorizados pelo consumidor: três anos sem limite de quilometragem. A proposta de deixar o proprietário despreocupado também oferece mão-de-obra grátis na primeira e, agora, também na segunda revisão. Nas demais revisões a mão de obra está inclusa no preço.

A exemplo do que ocorre desde o lançamento do March e Versa anteriores, as revisões obrigatórias (a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro) têm valores fechados para que o proprietário saiba desde a hora da compra quanto gastará, e serão os mesmos nas 164 concessionárias Nissan de todo o País. Para valorizar ainda mais o custo-benefício neste item, a Nissan irá garantir para o Novo Versa o menor custo do segmento no pacote de todas as revisões até os 60 mil quilômetros: R$ 1.854.  
Além disso, a Nissan monitora constantemente os preços das principais peças de reposição dos concorrentes e, assim, precifica de forma muito competitiva os itens Nissan de alta relevância para o cliente.

O outro destaque é o serviço de assistência 24h Nissan Way Assistance. O cliente poderá utilizá-lo por dois anos sem custos. O Nissan Way Assistance atende 24 horas casos de pane, colisão, furto ou pneu furado. Além disso, oferece conserto no local ou reboque, dependendo da necessidade. De acordo com o local no qual ocorrer o inconveniente, a Nissan oferecerá guincho ou até quatro dias de hospedagem grátis. E, se for o caso, um carro reserva gratuitamente por quatro dias.

Equipamentos do Nissan Novo Versa 1.0 S 

* Motor 3 cilindros, 1.0 12V com variador de fases (CVVTCS) 
* Direção elétrica progressiva 
* Airbag duplo 
* Bancos do motorista com tecnologia “Comfort Seat” e regulagem de altura 
* Freios com sistema antitravamento ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA) 
* Três porta-copos (2 dianteiros, 1 traseiro, além de 2 porta-garrafas dianteiros) 
* Computador de bordo 
* Abertura interna do tanque de combustível 
* Acabamento dos bancos em tecido 
* Tampa de combustível com abertura interna 
* Ar quente 
* Ar-condicionado 
* Conta-giros 
* Ajuste de altura da coluna da direção 
* Desembaçador do vidro traseiro com temporizador 
* Iluminação interna central 
* Para-sol com espelhos para motorista e passageiro 
* Retrovisores externos com regulagem elétrica 
* Tomada de 12V integrada ao console central 
* Vidros dianteiros elétricos com função “one touch down” para o motorista 
* Grade frontal com acabamento cromado 
* Retrovisores externos rebatíveis na cor do veículo 
* Alarme com acionamento por controle remoto 
* Alarme de advertência sonoro para chave no contato e lanternas acesas 
* Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura 
* Apoios de cabeça traseiros (2) 
* Bloqueio de ignição através de imobilizador do motor 
* Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga 
* Cintos de segurança traseiros laterais retráteis de 3 pontos e central fixo de 2 pontos 
* Limpador de para-brisa com três velocidades com controle intermitente 
* Trava elétrica com acionamento por controle remoto 
* Travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento 
* Antena de teto 
Rádio CD Player com função RDS, entrada auxiliar para MP3 player/iPod, conector USB e quatro alto-falantes 
* Comando de áudio e telefone (conexão via Bluetooth® Streaming) com comandos no volante 
* Rodas de liga leve aro 15 (Pneus Continental ContiPower 185/65 R15)