Alpha Serviços: Rodízio e pressão dos pneus são assuntos que precisam de atenção especial
Sete em cada dez motoristas não se preocupam com manutenção e cuidados do aro de borracha
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A vida útil dos pneus depende de uma manutenção cuidadosa feita pelo motorista e um mecânico. É importante conhecer um pouco de cada parte e função do carro, por exemplo, limite de velocidade, segurança, pressão, o rodízio de pneus (que não é aconselhável), estepes, calibragem e balanceamento.
A KD Pneus divulga dicas de manutenção para os pneus do veículo. A empresa lembra, por exemplo, que ao verificar a calibragem dos pneus, o alinhamento e balanceamento, também deve ser checado o estepe.
O pneu não é só um componente importante para o transporte, mas essencial à segurança. O item é fabricado para atender os hábitos de consumo, as condições climáticas e as características do sistema viário existente em cada país.
Outro fator importante dos pneus são as informações nas laterais, dados imprescindíveis para controle do consumidor quanto à origem do pneu (data de fabricação, tipo de pneu, nome do fabricante, entre outros).
“O pneu é utilizado desde o lazer de uma família até práticas de serviços à sociedade. Para garantir a confiabilidade dos pneus dos automóveis, a indústria realiza investimentos constantes em novas tecnologias para atender às exigências do consumidor”, ressalta o diretor do e-commerce da KD Pneus, Carlos Molina.
Quando os pneus atingem uma profundidade de sulco inferior a 1,6 mm é recomendado que sejam substituídos. A profundidade mínima é indicada por triângulos na lateral do pneu e também por pequenos pontos que indicam o momento da troca, conforme exibido na imagem abaixo. Quando o desgaste atingir esses indicadores, é o momento da troca.
Checar as pressões dos pneus e manter os valores indicados no manual do proprietário e em etiquetas estrategicamente colocadas nas laterais das portas ou tampa de abastecimento do tanque de combustível.
A calibragem deve ser efetuada com os pneus frios. A pressão de ar é um dos fatores críticos que afetam o desgaste do pneu e, consequentemente, sua vida útil. Alinhamento e balanceamento dos pneus são essenciais para obter melhor dirigibilidade em retas e curvas. Além de conferir a calibragem e as condições gerais do estepe, lembre-se que deve prestar atenção à presença de chave de roda.
Importante:
Variação de velocidade
Resistência à temperatura
Tamanho do pneu
Data de fabricação – DOT
Máxima pressão de enchimento – PSI
Tração
Desgaste
Máxima capacidade de carga por pneu