Connect with us

Alpha Notícias: Pressão monitorada dos pneus

Published

on

Texto: Fernando Calmon
Uma
das recentes novidades no programa Inovar-Auto (2012-2017) foi a adoção
de pequenos bônus nos ciclos de aferição para as metas de redução de
consumo de combustível.
Trata-se
de recursos técnicos que não podiam ser captados em laboratório, porém
efetivos no uso cotidiano. 




Quatro itens passaram a valer:
·         Sistema desliga-religa o motor em paradas
·         Indicador de troca de marcha no painel
·         Controle da aerodinâmica da grade frontal
·         Sistema de monitoração de pressão dos pneus (SMPP)

SMPP
é o mais importante não apenas por evitar aumento de consumo de
combustível de pelo menos 1% a cada 10% de calibragem dos pneus abaixo
do recomendado. Deve-se notar que mesmo circulando por vias bem
pavimentadas, com rodas e pneus novos, é normal perder no mínimo 10% de
ar por ano. Mas, dependendo de outras condições, um pneu sem a checagem
quinzenal recomendada, pode rodar com pressão de 20% a 30% abaixo do
normal sem que o motorista perceba.
O
segundo aspecto está na segurança. Pneus com pressão baixa dificultam o
controle do veículo em manobras e frenagens emergenciais. Pesquisas no
exterior indicam que em 86% de acidentes analisados pelo menos um pneu
estava subinflado. Também compromete sua durabilidade e atinge o bolso
do motorista. Pneus sem pressão normal ficam mais sujeitos a furar.
Assim, além do incômodo, pode comprometer a integridade dos ocupantes do
veículo, se acontecer em locais de risco criminal.
A
pressa e o esquecimento são, em geral, citados pelos motoristas por
negligenciar a calibragem. Recentemente, SMPP tornou-se obrigatório em
toda a União Europeia e já o era nos EUA, valendo também para
motocicletas e veículos pesados. Uma luz no painel indica a baixa
pressão e, em modelos mais caros, aparece em qual ou quais rodas está o
problema.
Existem
dois tipos de SMPP: direto e indireto. O direto é o mais utilizado e
consiste de sensor de pressão na válvula de ar de cada pneu, pequeno
transmissor de radiofrequência, além de microcontrolador e bateria. 
No
painel há o receptor e ícone iluminado que aponta a anomalia em qualquer
dos pneus sem individualização. Os mais sofisticados indicam a pressão
em cada pneu, inclusive do estepe, e usam pequenas etiquetas ou transponders que dispensam bateria. Há vários fornecedores, inclusive no mercado de acessórios.
Na
Inglaterra, a empresa WheelRight desenvolveu uma máquina para registrar
automaticamente a pressão dos pneus em questão de segundos. Sem sair do
carro (veja foto), o motorista recebe a informação na tela do aparelho
ou imprime.
SMPP
indireto trabalha com os mesmos sensores que medem a rotação de cada
roda do sistema ESC (em inglês, controle eletrônico de estabilidade),
também obrigatório nos EUA e Europa. Se há perda de ar, altera-se o
diâmetro dinâmico do conjunto roda e pneu, suficiente para acender a
lâmpada no quadro de instrumentos. O arranjo é mais simples, porém exige
que o motorista restabeleça o sistema por meio de um botão ou no
computador de bordo, após recalibrar os pneus.
Pelas
vantagens diretas e indiretas, além de preço acessível, o SMPP deveria
também ser obrigatório no Brasil. Por enquanto, é apenas equipamento
incentivado no Inovar-Auto.
Advertisement