Alpha Testes: Novo Fiat Uno Sporting esbanja tecnologia
Modelo conta com tecnologias de ponta acessíveis para o bolso do consumidor brasileiro
Texto e Fotos: Marcel Agarie
Avaliamos o Novo Uno Sporting, versão top e esportiva e que traz um design externo ainda mais moderno, um interior totalmente novo, com mais conforto, requinte e novas tecnologias, algumas inéditas em seu segmento e até no mercado nacional.
O modelo avaliado conta com o novo conceito do câmbio Dualogic Plus, com botões no console, uma das grandes novidades. Esta transmissão automatizada e inteligente garante o conforto de um câmbio automático com todas as vantagens e a economia de combustível de um sistema manual.
O novo câmbio Dualogic Plus é totalmente controlado por botões instalados no novo console central do modelo, dispensando o uso da alavanca. Trata-se da mesma sofisticação existente no Fiat 500 Abarth e em outros esportivos europeus.
No console central, os cinco botões permitem fácil acionamento do novo câmbio: A/M (Automático/Manual), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e a tecla S (Sport), que aciona o modo de condução esportiva. Atrás do novo volante, duas borboletas (padle shifts) permitem trocas de marchas manualmente das cinco velocidades mesmo quando o câmbio está na posição automática. De novo um recurso só encontrado em carros de categoria superior.
Este novo câmbio ainda permite maior conforto no dia-a-dia. Toda vez que o motorista dá a partida no veículo, independente da operação realizada anteriormente, ele já reposiciona automaticamente a marcha em neutro “N”. Além disso, para iniciar o movimento do carro e engatar a 1ª marcha, o condutor conta com duas opções: pressionar o botão Drive “D” no console ou acionar a borboleta localizada atrás do volante.
E tem mais, o sistema do Dualogic Plus foi reprogramado para o Novo Uno Sporting, oferecendo trocas de marchas mais suaves e rápidas. Ele também mantém as funções Creeping e Auto-Up Shift Abort, que garantem maior conforto ao dirigir, além de maior segurança nas manobras.
Com a função Creeping, as saídas e as manobras ficam muito mais confortáveis e seguras, inclusive em rampas leves (até 8% de inclinação). Basta tirar o pé do freio que o Novo Uno se movimenta lentamente, como se fosse um câmbio automático convencional.
Outra grande vantagem do Dualogic Plus é o Auto-up Shift Abort, um sistema inteligente que identifica uma rápida retomada de velocidade e aborta a troca para uma marcha superior, mantendo acelerações mais vigorosas, inclusive em ultrapassagens, com o motor em rotação mais elevada. Já em situações normais, o sistema prioriza a troca por marchas superiores para assegurar economia de combustível com o motor em rotação mais baixa.
Este é o novo Dualogic Plus, que oferece ao condutor uma tecnologia de ponta, com mais esportividade e prazer ao dirigir.
Além do câmbio Dualogic comandado por botões, o Novo Uno Sporting foi equipado com várias tecnologias que facilitam sua condução, além de aumentar o conforto e a segurança dos ocupantes.
Elas vão de chave de seta com a função Lane Change até display LCD de 3,5 polegadas de alta resolução, que conta com inúmeras funções e novas informações.
O design do Novo Uno Sporting reflete a nova fase do modelo: a evolução. Ele mudou, mas sem perder o revolucionário conceito round square, o “quadrado redondo”, seu design único e diferenciado. Mantendo sua juventude, entrou na maturidade com novos elementos visuais — como a presença de fractais nas lanternas traseiras e faróis — que ressaltam linhas e contornos, transmitindo robustez e mais esportividade. Seu novo design externo combina e reforça visualmente seu interior totalmente novo, mais prático, aconchegante e confortável.
O modelo ganhou novos faróis, lanternas, capô, grade superior, para-choques e para-lamas dianteiros. Também recebeu novas maçanetas com fechadura integrada e retrovisores externos com repetidores de luz de seta, aumentando a segurança e praticidade. Nenhum detalhe foi esquecido. Até mesmo os limpadores de para-brisa trazem a tecnologia flat blade, que além do ganho estético, são muito mais eficientes e silenciosos. Para completar esta evolução feita pelo Centro de Design da Fiat Automóveis, as rodas de liga agora têm desenhos ainda mais exclusivos, com motivos diretamente derivados do round square.
O interior do Novo Uno Sporting é completamente novo, desde o desenho e funcionalidade do painel e quadro de instrumentos até bancos, painéis de portas, comandos e porta-objetos. Ele surpreende pelos seus novos conteúdos, pela qualidade do material, pelo conforto, sofisticação e elegância. Não foi apenas uma evolução, mas uma revolução.
Com muito cuidado e requinte, todo o interior do modelo foi revisto até nos pequenos detalhes, como a nova textura exclusiva do painel frontal e dos painéis das portas que trazem a marca registrada do modelo — utiliza as letras da palavra UNO, aleatoriamente, como elemento decorativo.
O novo painel conta com mais elementos e ainda traz uma faixa horizontal que personaliza cada versão. As novas saídas de ar centrais agora estão dispostas verticalmente ao lado do rádio, já as saídas de ar laterais, lembram turbinas, e fazem contraste com as superfícies suaves que predominam no painel.
Também o quadro de instrumentos é totalmente novo, agregando ainda mais tecnologia. Seguindo a evolução do modelo, um maior e novo display de LCD de 3,5” em alta resolução facilita a interface do motorista com o carro, dando maior clareza e conforto na leitura. Ele oferece várias indicações no display.
Outra novidade do Novo Uno Sporting está nos comandos dos vidros elétricos (inclusive os traseiros) mais à mão, localizados agora nos painéis de portas. Os comandos dos retrovisores externos elétricos também ficam na porta do motorista, facilitando o manuseio.
Novos bancos com recortes arrojados e cuidadosamente delineados por costuras compõem cada superfície, aumentando o conforto e abrigando melhor os ocupantes. Eles também trazem novos tecidos exclusivos para cada versão do carro. O banco dianteiro do motorista ainda pode ser equipado com regulagem de altura e apoia braço.
O Novo Uno pode trazer agora banco traseiro bipartido (60/40), com três encostos de cabeça e acompanhado por cinto de segurança de três pontos também para o passageiro central. Ele possibilita 16 configurações distintas para diferentes necessidades.
E tem mais: o banco traseiro recebeu o novo mecanismo de rebatimento flip&fold, permitindo que encosto e assento sejam dobrados para que se encaixem junto aos bancos dianteiros, aumentando a capacidade para bagagens no porta-malas (690 litros).
Este conjunto dos novos bancos, painel, volante e comandos, somados ao novo desenho do pomo da alavanca de câmbio para melhor empunhadura e engates de marchas mais agradáveis, resultam em ótima ergonomia, com boa acessibilidade, usabilidade e visibilidade, e mais prazer de estar a bordo do modelo.
O Novo Uno Sporting 1.4 é a versão top da gama e traz todos os itens de série da versão Evolution (com exceção do Start&Stop e rádio USB/MP3), mais rodas em liga leve exclusivas de 15” com pneus 185/60, faróis de neblina, ambiente interno na cor preta e também para-choques com desenho exclusivo, sendo que o traseiro traz dupla saída de escape central cromada. Em opcionais o câmbio Dualogic Plus e borboletas no volante para seleção das marchas.
Além disso, pode ainda ser equipadas com dois kits de personalização:
Kit Black&White – para o interno do carro: tecido exclusivo, ambiente interno na cor preta, maçanetas internas na cor preto brilhante, detalhes internos na cor branca (volante, quadro de instrumentos), faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Urban e sobre-tapetes exclusivos em carpete.
Kit Dark&Grey – para o externo do carro: adesivo personalizado no capô e tampa traseira, retrovisores na cor cinza fosco, spoiler na tampa traseira na cor cinza fosco, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, faróis com máscara negra, revestimento externo nas colunas das portas, maçanetas na cor do veículo, grade dianteira na cor cinza fosco com anéis na cor preto brilhante.
O Novo Uno Sporting traz uma gama de versões muito completa, com muitos equipamentos e kits de personalização, tudo muito exclusivo e sofisticado, além disso, traz uma gama de cores bem variada. Branco Banchisa, Branco Kalahari, Preto Vulcano, Vermelho Alpine e Vermelho Modena (sólidas); Azul Netuno, Azul Maserati, Cinza Scandium, Laranja Ruggine, Prata Bari, Preto Vesúvio e Verde Amazon (metálicas).