Connect with us

Alpha Esportes: International Classic Grand Prix pode ter final no Brasil

Published

on



Temporada 2016 do campeonato mundial para motos de Grand Prix clássicas tem chances de terminar em Goiânia ou Curvelo 

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O Brasil tem boas possibilidades de sediar a etapa final do International Classic Grand Prix (ICGP), campeonato de motociclismo que reúne as máquinas utilizadas nas décadas de 1970 e 1980 no Mundial de Motovelocidade. 

Os circuitos de Goiânia (GO) e Curvelo (MG) estão sendo considerados para o encerramento da temporada de 2016, em outubro. A competição tem um brasileiro: Bob Keller, terceiro colocado na classe 250 cm³ em 2015, ao guidão de uma Yamaha TZ. 

Para Keller, cada autódromo tem seu atrativo. “Goiânia sediou GPs do Mundial de Motovelocidade na década de 1980, o que tem tudo a ver com o caráter histórico da categoria. Curvelo será inaugurado em 2016 e já nasce seguindo padrões de segurança modernos para a motovelocidade”, analisa. Além de Goiânia e Curvelo, a data de outubro está sendo disputada pelo circuito de Aragon, na Espanha. 

A programação da etapa brasileira inclui o resgate de uma parte da história do motociclismo no Brasil. Além da rodada dupla do ICGP, está prevista uma homenagem aos pilotos brasileiros que disputaram provas oficiais com Yamaha TZ, a moto mais importante do Mundial de Motovelocidade nas décadas de 1970 e 1980. Exposições de motos clássicas e caravanas de motociclistas também poderão acontecer. “O motociclismo tem uma história muito rica no Brasil. Queremos aproveitar esta prova para torná-la mais conhecida”, explica Keller.

Além de piloto, Keller tem no currículo a estruturação do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, campeonato que em 2015 completou dez anos de existência. No ICGP, Keller compete com uma Yamaha TZ 250. Seu melhor campeonato foi justamente o de 2015, em que terminou em terceiro lugar após as dez corridas realizadas em Paul Ricard, Estoril, Jerez de la Frontera, Mallory Park e Cadwell Park. A cerimônia de premiação aconteceu no início de dezembro e Keller recebeu seu troféu das mãos de Jacques Bolle, presidente da Federação Francesa de Motociclismo. Bolle, ex-piloto do Mundial de Motovelocidade, venceu o GP da Inglaterra de 1983 na categoria 250 cm³. 

O que é o International Classic Grand Prix

Aberto a motos de Grand Prix das categorias 250 e 350 cm³ fabricadas entre janeiro de 1974 e dezembro de 1984, o ICGP teve sua primeira prova realizada em 1999 no circuito de Paul Ricard, na França. O criador do campeonato é o francês Eric Saul, vencedor de dois GPs das categorias 250 e 350 em 1981 e 1982 e também participante do ICGP.

Cada temporada tem entre cinco e oito etapas, cada uma com rodada dupla. A temporada de 2016 começará em Paul Ricard nos dias 15 a 17 de abril. Depois, passará por Assen (Holanda), Spa-Francorchamps (Bélgica), Rijeka (Croácia), Mugello (Itália) e Hockenheim (Alemanha) antes de chegar à última etapa, que poderá acontecer em Goiânia, Curvelo ou Aragon. 

Cerca de 40 motos alinham em cada corrida, havendo classificação e pontuação em separado para as duas categorias (350 cm³ e 250 cm³). Todas devem ser máquinas de GP originais – réplicas e motos de rua não são permitidas. As Yamaha TZ predominam, mas têm forte concorrência das Kawasaki KR, Chevallier, Rotax, Bimota, Egli, Harris e Spondon. Nenhum piloto do ICGP pode ter participado de campeonatos com motos modernas nos últimos três anos.

Além das motos, o International Classic Grand Prix tem vários “pilotos clássicos”, como o francês Guy Bertin, vice-campeão mundial da categoria 125 cm³ em 1980, vencedor das 24 Horas de Bol d’Or (1983) e Le Mans (1985) e vice-campeão do ICGP em 2015 na categoria 350 cm³. Outros nomes familiares para os conhecedores da história do Mundial de Motovelocidade são os do suíço Bruno Kneubuhler (três vezes vice-campeão mundial nas categorias 50 e 125, entre 1973 e 1983), do francês Bernard Fau (participante das categorias 500 e 250 entre 1975 e 1983) e do escocês Ian Simpson (vencedor do Tourist Trophy na Ilha de Man). Os campeões de 2015 foram os ingleses George Hogton-Rusling (Yamaha TZ, categoria 350 cm³), Colin Sleigh (Yamaha TZ, categoria 250 cm³) e Guy Bertin (Kawasaki KR, categoria Master).

Mais informações: www.icgpracing.com.
Advertisement