Marca registra crescimento 31,8% superior a igual período de 2018
A Ducati do Brasil fechou o primeiro semestre de 2019 ocupando uma posição de destaque entre as unidades de maior crescimento da companhia no mundo. O Brasil está em evidência entre os cinco mercados da Ducati Motor Holding no mundo a registrar um crescimento superior a 30% no primeiro semestre de 2019.
Para Diego Borghi, presidente da Ducati do Brasil, primeiro CEO a comandar um time 100% local entre todas as unidades da marca no mundo, afirma que “isto demostra o tamanho da confiança que a matriz tem no Brasil. A unidade brasileira está entre as dez mais importantes e de maior potencial no mundo. Com certeza vamos superar as expectativas. 2019 é o ano da virada”.
O trabalho realizado nos últimos três anos elevou a companhia a assumir um novo patamar no mercado nacional. Desde que desembarcou no Brasil em 2012, é a primeira vez que a Ducati atinge números tão consistentes em receita, ampliação da rede, emplacamento e também market share.
Com isso, a Ducati do Brasil confirma sua meta de reforçar sua presença no mercado premium, fortificando sua atuação no Brasil sob bases sólidas e de longo prazo.
Com ações aceleradas e de impacto, o primeiro semestre foi de constante evolução e impulsionou a Ducati do Brasil a atingir 31,8% de crescimento em faturamento, o mais significativo dos últimos sete anos.
Já o mercado nacional de motocicletas acima de 500 cm3 de cilindrada cresceu 8,6% em igual período.
Os números superaram a expectativa do primeiro trimestre de 2019, no qual a companhia registrou 26% de crescimento em relação ao mesmo período de 2018.
Em market share o resultado também foi superior aos períodos anteriores. Com 3,6% de fatia no segmento premium de alta cilindrada, a Ducati abocanha uma fatia ainda mais significativa do mercado nacional.
Em unidades emplacadas, a marca somou 596 unidades emplacadas no primeiro semestre. “Este resultado inédito é reflexo do trabalho consistente realizado pela Ducati do Brasil nos últimos três anos. Posso reafirmar que a unidade brasileira está em seu melhor momento”, destaca Borghi.
Com o lançamento em 2019 da plataforma internacional de experiência da marca, o Ducati Riding Experience (DRE), o Brasil passa a encorpar o grupo de mais de 10 mil motociclistas formados pela Ducati no mundo. Em apenas seis meses de operação no Brasil, a plataforma DRE já aperfeiçoou cerca de 100 novos motociclistas. O objetivo é disseminar as mais avançadas técnicas de pilotagem que só uma marca considerada um ícone das duas rodas pode proporcionar.
“Além da consistência nas ações, temos sido persistentes ao demonstrar que é possível conquistar mercado, melhorar a rentabilidade e aumentar a capilaridade no território brasileiro. No primeiro semestre inauguramos uma nova concessionária, a Ducati Campo Grande – a primeira no projeto Audi-Ducati, e reinauguramos a concessionária Ducati em Belo Horizonte, agora sob novo comando. Ainda para este ano teremos pelo menos mais duas novas concessionárias nos estados de Santa Catarina e Espírito Santo”, detalha Borghi.
A Ducati inaugurou a primeira concessionária integrada no modelo Audi-Ducati no Brasil. A décima concessionária da marca italiana no País foi inaugurada no dia 21 de março na cidade de Campo Grande (MS).
O novo formato inclui um espaço exclusivo de 100 metros quadrados para motocicletas com oficina e pátio. Já a área de showroom apresenta um novo modelo de exposição – as motocicletas estarão distribuídas pela concessionária ao lado dos carros da Audi, exemplificando a sinergia entre os modelos de quatro e duas rodas.
Totalizando mais de 35 mil peças, o Estoque Local de Peças de Reposição da Ducati, localizado na região metropolitana de São Paulo, atende clientes da marca em todo o Brasil. Em funcionamento há dois anos, o nível de serviço de atendimento aos clientes alcançou 92%. Os pedidos de peças são entregues, na média, em até dois dias.
Para atender localmente os clientes nas praças nas quais a Ducati ainda não possui concessionário foram abertos pontos de serviços. São oficinas credenciadas atuando nas praças de Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Caxias do Sul (RS), Cascavel (PR) e Salvador (BA).