Passo a passo exige a verificação do estado dos itens de suspensão e pneus
O alinhamento do veículo deve ser feito todas as vezes em que for efetuada a troca de algum item da suspensão, pneus e rodas e preventivamente de acordo com a recomendação da montadora. Para que o serviço seja feito de forma correta, é necessário fazer uma verificação criteriosa nos itens de suspensão e direção.
“O mecânico deve verificar se há folga nos pivôs, terminais, buchas de bandeja, rolamentos, coluna de direção e cruzeta antes de iniciar o alinhamento”, recomenta Eduardo Guimarães, técnico da Nakata.
Outro detalhe importante na hora de acertar o alinhamento é soltar a abraçadeira da coifa da caixa de direção para não torcê-la e provocar o seu rompimento. “Quando a peça rasga, entra impurezas e água na caixa de direção e a cremalheira e a bucha sofrem desgaste por contaminação abrasiva”, acrescenta Guimarães.
O pneu também precisa estar calibrado adequadamente, conforme as especificações da montadora, e em bom estado. Isso deve ser verificado antes de fazer o alinhamento, de acordo com o técnico.
Depois de realizar essa revisão, o veículo deve ser colocado na máquina de alinhamento que vai fazer a leitura e verificar a geometria, convergência, divergência, caster e a medida do camber.
Caso alguma dessas medidas apresente divergência em relação ao especificado a mesma deve ser corrigida sempre obedecendo a recomendação da montadora do veículo.