Connect with us

Alpha Serviços: Saiba como o pneu mais adequado para o seu veículo

Published

on



Entenda como optar pelo produto mais adequado ao perfil de utilização 


Há um pneu desenvolvido sob medida para as diferentes condições de piso que seu carro enfrenta. E há uma razão para isto. É importante destacar que o mundo on-road e off-road também são muito diferentes do ponto de vista técnico para um pneu. O composto empregado, o desenho da banda, o tipo de construção são quase antagônicos: você ganha aqui e perde lá.

“Um pneu de uso off-road utilizado no asfalto gastará muito mais combustível. Um pneu de asfalto aplicado no off-road não entregará a segurança necessária para o condutor e, rodando em um pisco com muito cascalho, por exemplo, poderá sofrer abrasões e picotamento”, alerta João Scalabrin, supervisor comercial de desenvolvimento de produto da fabricante de pneu Continental.


No asfalto, na hora de projetar o pneu, uma das principais preocupações dos engenheiros é o conforto. Por isso, o desenho da banda privilegia o bloqueio do ruído, o bem-estar do motorista e dos passageiros, ao invés do impacto com a pista. Já no mundo off-road, a atenção se volta para o terreno que o pneu terá que enfrentar: areia, cascalho, lama, buraco, pedrinhas que se prendem à banda. O desafio aqui é desenvolver um produto capaz de entregar tração nesse tipo de piso.


A capacidade de carga desses pneus também é diferente, afinal estamos falando de veículos muito mais pesados e que rodarão com mais de peso. A altura dos sulcos muda em comparação à dos pneus de passeio: são normalmente muito mais profundos e, muitas vezes, autolimpantes para facilitar a expulsão das pedras.

Os compostos empregados em pneus off-road diferem dos utilizados em pneus de passeio. É também importante que o pneu off-road tenha paredes laterais reforçadas para evitar danos causados ​​por pedras ou pelo cascalho, além de uma estrutura interna capaz de proporcionar maior resistência e durabilidade.

Por todos esses motivos, na hora de escolher o pneu ideal é importante o motorista levar em consideração exatamente qual será uso do veículo: off road (de verdade), misto ou all terrain.

Confira alguns exemplos:

* Tenho um sítio que visito de vez em quando e com acesso por estrada de terra – o ideal é utilizar um pneu 80/20, projetado para quem precisa encarar um off-road leve

* Meu uso é alternado, uso muito meu veículo na fazenda e no asfalto também – o indicado é um pneu all terrain, que vai harmonizar os interesses conflitantes de condução no asfalto e no off-road

* Sou trilheiro, quero subir barranco e meu veículo vive no barro – opte por um pneu mud terrain, capaz de entregar alta tração e aderência em situações extremas tanto na lama como na terra, além de oferecer uma maior durabilidade e resistência em terrenos desafiadores.