Entenda como optar pelo produto mais adequado ao perfil de utilização
Há um pneu desenvolvido sob medida para as diferentes condições de piso que seu carro enfrenta. E há uma razão para isto. É importante destacar que o mundo on-road e off-road também são muito diferentes do ponto de vista técnico para um pneu. O composto empregado, o desenho da banda, o tipo de construção são quase antagônicos: você ganha aqui e perde lá.
“Um pneu de uso off-road utilizado no asfalto gastará muito mais combustível. Um pneu de asfalto aplicado no off-road não entregará a segurança necessária para o condutor e, rodando em um pisco com muito cascalho, por exemplo, poderá sofrer abrasões e picotamento”, alerta João Scalabrin, supervisor comercial de desenvolvimento de produto da fabricante de pneu Continental.
No asfalto, na hora de projetar o pneu, uma das principais preocupações dos engenheiros é o conforto. Por isso, o desenho da banda privilegia o bloqueio do ruído, o bem-estar do motorista e dos passageiros, ao invés do impacto com a pista. Já no mundo off-road, a atenção se volta para o terreno que o pneu terá que enfrentar: areia, cascalho, lama, buraco, pedrinhas que se prendem à banda. O desafio aqui é desenvolver um produto capaz de entregar tração nesse tipo de piso.
A capacidade de carga desses pneus também é diferente, afinal estamos falando de veículos muito mais pesados e que rodarão com mais de peso. A altura dos sulcos muda em comparação à dos pneus de passeio: são normalmente muito mais profundos e, muitas vezes, autolimpantes para facilitar a expulsão das pedras.
Os compostos empregados em pneus off-road diferem dos utilizados em pneus de passeio. É também importante que o pneu off-road tenha paredes laterais reforçadas para evitar danos causados por pedras ou pelo cascalho, além de uma estrutura interna capaz de proporcionar maior resistência e durabilidade.
Por todos esses motivos, na hora de escolher o pneu ideal é importante o motorista levar em consideração exatamente qual será uso do veículo: off road (de verdade), misto ou all terrain.
Confira alguns exemplos:
* Tenho um sítio que visito de vez em quando e com acesso por estrada de terra – o ideal é utilizar um pneu 80/20, projetado para quem precisa encarar um off-road leve
* Meu uso é alternado, uso muito meu veículo na fazenda e no asfalto também – o indicado é um pneu all terrain, que vai harmonizar os interesses conflitantes de condução no asfalto e no off-road
* Sou trilheiro, quero subir barranco e meu veículo vive no barro – opte por um pneu mud terrain, capaz de entregar alta tração e aderência em situações extremas tanto na lama como na terra, além de oferecer uma maior durabilidade e resistência em terrenos desafiadores.