Connect with us

Alpha Notícias: Brasil é um dos maiores polos industriais da Michelin no mundo

Published

on



Marca celebra 40 anos de presença industrial no país


A Michelin está celebrando 40 anos de presença industrial no Brasil. Em 1981, sua primeira unidade fabril foi instalada no Rio de Janeiro, onde pneus para caminhões e ônibus começaram a ser produzidos. Desde então, a empresa cresceu e hoje possui seis complexos industriais onde são desenvolvidos pneus, além de produtos e serviços em prol de uma mobilidade mais sustentável.

“Temos muito orgulho da história que estamos construindo aqui no Brasil: da instalação da 1ª unidade fabril a um portfólio hoje cada vez mais completo, de pneus e serviços. Trouxemos inúmeras inovações ao mercado – como o primeiro pneu sem câmara de ar, o pneu radial de carga e tantos outros marcos que revolucionaram a mobilidade e fizeram da Michelin uma marca líder”, afirma Feliciano Almeida, presidente da Michelin na América do Sul.

A Michelin se baseia em três pilares: pessoas, planetas e performance. Recentemente, a empresa anunciou sua estratégia “Tudo Sustentável” para 2030: Michelin em Movimento, que prevê um crescimento ‘com, ao redor e além dos pneus’. Entre as ambições da empresa para os próximos 10 anos está o compromisso em crescer a porcentagem de mulheres em cargos de gestão para 35%. Em meio ambiente, o objetivo é alcançar a neutralidade de carbono até 2050, além de aumentar em 40% o uso de matérias-primas sustentáveis em todos os seus produtos (100% até 2050). Em performance financeira, a meta é crescer em média 5% ao ano as vendas entre 2023 e 2030 com destaque para 20% a 30% em negócios não relacionados a pneus.

Os temas diversidade e inclusão também são foco na agenda da empresa. No Brasil, a Michelin acaba de se unir ao MOVER (Movimento pela Equidade Racial), organização formada por mais de 40 empresas nacionais e multinacionais com o objetivo de transformar as organizações e permitir a construção de processos e ações de maneira mais igualitária.

“Atualmente, temos mais de 8 mil colaboradores no Brasil e estamos cada vez mais focados na diversidade e inclusão. Estamos em movimento, estamos construindo a mudança, em direção a um lugar de respeito e conquistas para todas as pessoas”, finaliza o Feliciano.