Connect with us

Motos

Alpha Motos: Kawasaki deixa a Z650RS 2022 mais ágil para uso urbano

Published

on



Naked de média cilindrada privilegia uma pilotagem segura e confortável


A Kawasaki apresentou a Z650RS 2022, que chega com preço a partir de R$ 47.530,00 e segue a tendência mundial de resgatar o design clássico, com linhas arredondadas que conquistaram os motociclistas ao longo das décadas passadas.

Além do visual diferenciado, o lançamento traz uma condução leve, com entrega de torque e potência progressiva, o que facilita a realização de manobras em baixas velocidades.


A Z650RS 2022 chega ao mercado nacional com o tradicional desempenho das nakeds da Kawasaki. Com um propulsor potente, a moto vem equipada com motor bicilíndrico paralelo, DOHC, com refrigeração líquida. Força é o que não falta nesta poderosa máquina de 649 cm³, que pode atingir a potência máxima de 68 cv. a 8.000 rpm.

Projetado tanto para deslocamentos urbanos quanto para pilotagens mais esportivas, o motor da Z650RS foi atualizado para oferecer desempenho mais suave e responsivo nas faixas de baixas e médias rotações – as mais comuns na condução diária –, mantendo o torque e a potência nas rotações mais elevadas.


Ainda priorizando os trajetos do dia a dia nas médias e grandes cidades, a Z650RS 2022 foi projetada para ser uma moto leve a ágil. Pesando apenas 187 quilos em ordem de marcha e com distância entre eixos de 1.400mm, o lançamento oferece uma condução simples, que possibilita manobras ainda mais rápidas. O chassi também contribui para isso. Seu quadro em treliça de apenas 13,5 quilos foi desenvolvido para oferecer máxima resistência utilizando o mínimo de material possível, obtendo assim maior economia de peso.

Assim como nos demais modelos da ‘Linha Z’, o desempenho é uma característica central da Z650RS 2022. O lançamento utiliza embreagem com sistema ‘Assistida e Deslizante’, com acionamento mais leve que evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marchas. Já o sistema de freios prioriza a eficiência com utilização de componentes de alta tecnologia como, por exemplo, o ABS Bosch 9.1M. Na dianteira, a moto vem equipada com discos duplos de ø300 mm e, na traseira, discos de ø220 mm. Outro diferencial é que os discos redondos contribuem para um visual mais ‘retrô’ da motocicleta.

Como mencionado inicialmente, conforto e segurança foram alguns dos diferenciais projetados para a Z650RS 2022, e as suspensões são partes fundamentais deste quesito. Para isso, foi utilizado um sistema de amortecimento progressivo, que aumenta a sensação de segurança na pilotagem.


Na dianteira, a moto recebeu garfo telescópico de ø41 mm, enquanto na traseira foi equipado com suspensão Backlink horizontal com regulagem de pré-carga. Além disso, a moto oferece uma posição de pilotagem ereta, o que torna mais fácil o piloto alcançar o solo com segurança. O tanque de combustível também contribuiu para um maior conforto. Com capacidade para 12 litros, ele é estreito entre joelhos, o que possibilita boa ergonomia.

Concluindo a ficha técnica, a nova Z650RS 2022 utiliza rodas fundidas originais da Kawasaki – semelhantes às da Z900RS – e pneus Dunlop Roadsport 2. Na iluminação, todas as luzes são em LED, o que proporciona maior visibilidade. Já o painel traz todas as funções, incluindo: velocímetro e tacômetro analógicos, display LCD multifuncional com indicador de marcha, nível de combustível, temperatura do motor, hodômetro total, hodômetro parcial A e B, consumo instantâneo, consumo médio, autonomia e relógio no formato de 12 ou 24 horas.