E nada como ações para mostrar que a mobilidade 100% elétrica pode ser viável no Brasil. Para isso a Nissan promoveu um teste-drive com o LEAF entre as cidades de Porto Alegre e Gramado, ambas no Rio Grande do Sul, numa distância de aproximadamente 110 quilômetros percorridos em cerca de duas horas.
A terceira geração do LEAF é comercializada no Brasil como linha 2023 e conta com um e-powertrain equipado com baterias de íon-lítio de 40 kWh, que entrega potência equivalente a 150 cavalos, torque de 32,6 kgfm e autonomia de até 272 quilômetros no Inmetro.
A distância entre as cidades de Porto Alegre e Gramado está dentro do planejamento da Rota Sul, que conta com dez pontos com carregadores rápidos e semirrápidos em locais estratégicos, sempre numa distância de até 200 quilômetros em postos da Rede SIM. Para acessar os pontos e efetuar a recarga, o motorista deve baixar o aplicativo da Zletric. O aplicativo permite achar pontos de carga, habilitar um carregador utilizando o QR code e ver o histórico de cargas do usuário.
Os defletores de vento dianteiros e traseiros agora são pretos e foram modificadas, posicionadas nos quatro cantos das caixas de rodas, no difusor traseiro e no spoiler traseiro.
Somados a itens como seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força, sistema Isofix de cadeiras infantis e uma carroceria reforçada, o Nissan Intelligent Safety Shield ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento em seu torno, responder a ações inesperadas e a se proteger.