“Ford Academy” é um convênio com o Senai e para ampliar serviços, treinamento, experiência do consumidor e relacionamento com os parceiros
A Ford, em convênio com o SENAI-SP, apresentou o Ford Academy, centro de difusão de novas tecnologias, serviços, treinamento, experiência do consumidor e relacionamento com os parceiros da marca.
“Estamos em um momento de grande transformação na indústria da mobilidade, com a eletrificação, digitalização, conectividade, novos hábitos de consumo, além das demandas sociais e ambientais. O Ford Academy é um grande centro de difusão de novas tecnologias, um ecossistema onde vamos compartilhar esse conhecimento com parceiros de todas as áreas, formar novos talentos, desenvolver soluções para o futuro e avançar na inovação com foco no consumidor”, diz Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.
O espaço conta com salas de aula, estações para prática de novas tecnologias, sala de protótipos para futuros lançamentos, salas de reunião, além de ser a sede da Central de Engenharia de Serviços e Conectividade Ford.
O Ford Academy dá assistência aos consumidores, às concessionárias e capacita profissionais da Ford e da rede em tecnologias atuais e do futuro, como veículos híbridos e elétricos, dispondo de um espaço dedicado à eletrificação.
No total, o local oferece mais de 90 cursos com 400 horas de conteúdo. Os treinamentos são ministrados em sua maioria por professores do SENAI-SP com dedicação exclusiva, com o mesmo conteúdo que a Ford oferece globalmente. Além de capacitação técnica, há treinamentos comportamentais em vendas e pós-vendas, relacionamento com o cliente e ferramentas digitais.
O Ford Academy abriga ainda a Central de Engenharia de Serviços e Conectividade, com diferentes núcleos que trabalham para facilitar a vida do cliente. Um deles é o Acompanhamento Preventivo Inteligente, com profissionais que monitoram os dados dos veículos conectados dos clientes que permitiram seu compartilhamento, e entram em contato proativamente para orientar na solução de alertas do veículo. Outra área é o Centro de Assistência Técnica, que dá suporte aos técnicos da rede para o atendimento de veículos em serviço. Já o time de Engenharia de Serviços é dedicado ao desenvolvimento de acessórios, literatura técnica, ferramentas, softwares e equipamentos de diagnóstico para futuros lançamentos.
Ford < Enter >
A Ford também lançou o programa de responsabilidade social Ford < Enter >, que vai capacitar pessoas de baixa renda para atuar no mercado de tecnologia, viabilizando o seu acesso a empregos qualificados.
O Ford Academy terá também uma função social, por meio do novo programa Ford < Enter >, que vai formar futuros profissionais para o mercado de tecnologia. Desenvolvido pela Ford Brasil e pelo Ford Fund, braço filantrópico da marca, em parceria com o SENAI-SP, ele servirá de ponte entre o setor de tecnologia, que está em plena expansão, e pessoas de baixa renda que não têm acesso a empregos de qualidade por falta de capacitação.
“A educação é a principal ferramenta para o acesso a empregos de qualidade. Com o programa Ford < Enter >, vamos dar nossa contribuição para que pessoas de baixa renda tenham a oportunidade de acesso a vagas qualificadas no mercado de trabalho, obtenham mobilidade social e econômica e alcancem o sonho de ter uma vida melhor”, afirma Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.
Em 2023, serão oferecidas 200 vagas no programa de formação comportamental e técnica, totalmente gratuito e que não exige conhecimento prévio de tecnologia. Em seis meses, os alunos vão participar de 440 horas de aulas presenciais ministradas pelo SENAI-SP, parceiro estratégico da Ford.
Além da formação em front-end, porta de entrada no mercado de tecnologia, o programa inclui aulas de inglês técnico, lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras. Os alunos também terão ajuda de custo para alimentação e transporte, além de suporte pedagógico e assistência social.
No final, os estudantes receberão um certificado e alguns serão selecionados para uma etapa adicional de aprendizado, a formação back-end. Eles terão ainda apoio de um time de especialistas na busca de oportunidades de trabalho e preparação para entrevistas.
Os pré-requisitos para participar são ter 18 anos ou mais, ensino médio completo, renda familiar de até quatro salários mínimos e morar na região metropolitana de São Paulo. Pessoas autodeclaradas negras, pardas, amarelas ou indígenas, pertencentes à comunidade LGBTQI+ e mulheres cis e trans serão priorizadas no processo seletivo.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.fordenter.ford.com.