Modelo foi revelado oficialmente pela primeira vez ao público brasileiro no Salão Internacional do Automóvel de 1992
O ano de 1992 foi muito importante para a operação da Toyota no Brasil. De uma só vez a marca trouxe para o País de uma só vez os modelos Corolla, Hilux, SW4 e o sedã de luxo e topo de linha Camry.
Tradução da palavra “Kanmuri”, que em japonês significa Coroa, o sedã de luxo da Toyota desembarcou para trazer o máximo de elementos relacionados à tecnologia, segurança, conforto, conveniência e o status que o consumidor buscava na época.
Equipado com um motor 3.0L 24V V6 com 188 cavalos e transmissão automática Overdrive, a versão XLE contava com especificações e desempenho que nenhum veículo nacional oferecia. Equipamentos como Airbag e freios com ABS, conquistou os mais exigentes clientes.
Com a chegada da versão LE, em 1995, com leves atualizações nas lanternas traseiras, e equipado com o motor de quatro cilindros, 2.2L 16V com 127 cavalos, o modelo integrou o portfólio da Toyota se juntando a já conhecida configuração XLE, todas com transmissão automática de quatro marchas com Overdrive.
A 4ª geração, de 1997, trouxe um novo design e novas configurações nas versões LE, agora com motor 2.2L 16V com 131 cavalos, e a XLE com um propulsor 3.0L 24V V6 com 191 cavalos, ambos com transmissão automática de quatro marchas com Overdrive. Para agregar ainda mais segurança ao luxuoso sedã, airbags laterais (“sidebags”) e zonas de deformação da carroceria especialmente projetadas para preservar a cabine dos passageiros em caso de colisão consagraram o Camry como líder no segmento nos Estados Unidos, ultrapassando todas as exigências dos rigorosos padrões internacionais de segurança automobilística, certificado pelo Insurance Institute for Higway Safety – IIHS, entidade norte-americana que atesta e fornece informações para seguradoras.
Na 5ª geração, de 2003, o design elegante e imponente segue presente no sedã. O Camry ganhou ainda mais itens de conveniência como computador de bordo, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva, e controle eletrônico de estabilidade (VSC).
Apresentado em 2006 já como linha 2007, a 6ª geração do Camry trouxe um design completamente arrojado e alinhando com as tendências globais. A versão XLE vinha equipada com um novo motor 3.5L 24V V6 Dual VVTi, capaz de render 284 cavalos, um ganho de 98 cavalos se comparado a geração anterior, além de uma transmissão automática de seis marchas com comando sequencial.
Nesta época, o Camry já superava as 10 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo, além de ser o veículo mais vendido durante os quatro últimos anos nos Estados Unidos.
Apresentado em 2006 já como linha 2007, a 6ª geração do Camry trouxe um design completamente arrojado e alinhando com as tendências globais. A versão XLE vinha equipada com um novo motor 3.5L 24V V6 Dual VVTi, capaz de render 284 cavalos, um ganho de 98 cavalos se comparado a geração anterior, além de uma transmissão automática de seis marchas com comando sequencial.
Nesta época, o Camry já superava as 10 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo, além de ser o veículo mais vendido durante os quatro últimos anos nos Estados Unidos.
A atual 8ª geração, que chegou por aqui em 2018, foi desenvolvida sobre a nova plataforma modular da Toyota, a TNGA (Toyota New Global Architecture). Ela trouxe um motor ainda mais potente, com 310 cavalos, e uma nova transmissão automática sequencial de oito marchas.
Seguindo suas premissas rumo à neutralidade de carbono, a Toyota apresentou em 2022 a versão híbrida do luxuoso sedã, equipado com um propulsor quatro cilindros 2.5L 16V de 178 cavaloes, e três motores elétricos, de 120 cavalos, que combinados oferecem a potência combinada máxima de 211 cavalos. O modelo se juntou aos outros veículos eletrificados da Toyota, como Corolla e Corolla Cross híbridos flex, e o RAV4 híbrido.
Com aprimoramentos em segurança, principalmente no Toyota Safety System (TSS), o sedã recebeu Alerta de Mudança de Faixa com Condução Assistida (LDA), Sistema de Pré-colisão Frontal (PCS), Assistência de Direção de Emergência (ESA) – capaz de auxiliar o motorista na execução de manobras e desvios de obstáculos, o que mantém a estabilidade do automóvel e reduz os riscos de acidentes, Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com alerta sonoro e visual e Faróis altos automáticos (AHB). No quesito segurança, o Camry atual conta com nove airbags, um dos mais equipados do segmento.
No Brasil, com mais de 7 mil unidades vendidas desde o início de sua importação, o Camry segue sendo uma opção para quem quer luxo, sofisticação e elegância sem abrir mão da tecnologia, robustez e qualidade da marca Toyota.