Connect with us

Alpha Notícias: Toyota comemora dez anos do seu primeiro híbrido no Brasil

Published

on



Prius colaborou para a popularização de uma tecnologia até então desconhecida no País


A Toyota comemora em 2023 os dez anos do lançamento do seu primeiro modelo híbrido no Brasil, o Prius. Tecnologia até então pouco conhecida no mercado nacional, o veículo foi o pioneiro e principal responsável pelo desenvolvimento e popularização de uma das soluções mais amigas do meio ambiente, a híbrida flex.

“O Prius cumpriu um importante papel nestes dez anos aqui no Brasil, e abriu caminho para o desenvolvimento da tecnologia híbrida flex, contribuindo no processo de eletrificação do nosso portfólio. Toda essa expertise, resultado da colaboração entre os engenheiros brasileiros e japoneses, permitiu a Toyota apostar ainda mais no País, atrair investimentos, gerar mais renda e emprego em toda a cadeia produtiva e mostrar que é possível contribuir com a neutralidade de carbono na nossa indústria”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.


Com aproximadamente sete mil unidades comercializadas no País até 2021, o Prius também foi um dos automóveis que auxiliaram a Prefeitura de São Paulo, à época, a oferecer veículos mais limpos e sustentáveis em mobilidade, incentivar a popularização da tecnologia, e a conceder redução de impostos (IPVA) e isenção do rodízio para esse tipo de veículo.

O modelo, importado do Japão, teve sua apresentação oficial para o público no Salão de São Paulo, em 2012. Mas, antes mesmo do evento, o Prius já podia ser visto nas ruas paulistanas pelo fato de ter sido incorporado à frota dos táxis “verdes” do município. No total, foram adicionadas 116 unidades do veículo ao programa como parte dos testes da Toyota no mercado.

O carro, equipado com dois motores, um a combustão e outro elétrico, se destacava por sua grande eficiência energética e de combustível, baixa emissão de CO2, e por ser reciclável: 95% do Prius era reutilizável, 85% totalmente reaproveitado e 95% dos componentes da bateria de longa duração poderia ser reaproveitados. Um avanço até os dias de hoje.