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Alpha Motos: Ducati traz ao Brasil a DesertX com preço a partir de R$ 97.990,00

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Modelo travel enduro desbravadora conta com identidade marcante e de forte caráter on e off road


A Ducati apresentou a DesertX, modelo visualmente composto por três macroelementos: um volume único que inclui o tanque e as proteções laterais, o banco e o para-brisa que incorpora o distinto farol duplo e reforça ainda mais a singularidade desta moto.

Ele vem equipada com roda dianteira de 21” e traseira de 18”, projetada para enfrentar até o off-road mais exigente. O desenvolvimento especificamente focado no off-road, combinado com a valiosa experiência em estrada da Ducati, dá vida a uma moto responsiva e fácil de abordar, à vontade em qualquer rota e asfalto.


O layout do chassi da nova Ducati DesertX inclui um novo quadro de treliça de aço, que funciona em combinação com suspensão de longo curso com configurações dedicadas, para garantir uma operação eficaz mesmo nas condições off-road mais exigentes.

A otimização de todos os componentes resultou em uma moto eficiente, toda embalada em 202 kg (peso seco). As escolhas em termos de chassis fazem da DesertX uma moto fácil de pilotar e capaz de dar a dose certa de sensação e segurança em qualquer superfície. Além disso, a nova DesertX oferece uma grande capacidade de absorção das imperfeições da estrada.


Na frente da suspensão, a DesertX se destaca por seu ajuste premium. É oferecida com garfo Kayaba invertido de 46 mm de diâmetro com curso de 230 mm e monoamortecedor Kayaba. Ambos os elementos são ajustáveis em compressão, rebote e pré-carga. O monoamortecedor Kayaba é perfeitamente casado com o braço oscilante de alumínio e permite um curso da roda traseira de 220 mm.

Além disso, a nova DesertX tem uma generosa distância ao solo de 250 mm, o que resulta particularmente adequado para aventuras off-road mais extremas.

Os pneus do equipamento original são Pirelli Scorpion Rally STR, com medidas: 90/90-21 e 150/70-18, a escolha perfeita para uma utilização verdadeiramente polivalente da moto. A DesertX estará também homologada para equipar pneus de orientação off-road (90/90-21 e 150/70-18), e pneus de estrada nas medidas 90/90-21.


Como todas as motocicletas Ducati, o sistema de freios desta nova moto se beneficia da função ABS Cornering. A dianteira apresenta pinças radiais monobloco Brembo M50 com quatro pistões de 30 mm de diâmetro, bomba axial com alavancas ajustáveis e discos duplos de 320 mm com flanges de alumínio.

Na traseira, a moto monta um único disco de 265 mm de diâmetro no qual funciona uma pinça flutuante de pistão duplo, sempre da Brembo. A regulação da potência de frenagem foi concebida para oferecer uma grande modulação tanto em condução fora de estrada como em pisos escorregadios, para não falar do fato de garantir a dose certa de potência na utilização em estrada.

A ergonomia da nova DesertX foi desenvolvida ao longo de longas e exigentes sessões de testes off-road e no asfalto. A triangulação assento-pedaleiras-piloto dá o seu melhor em pé e oferece um bom nível de conforto mesmo em estrada. O resultado final é uma moto com uma área de ajuste extremamente estreita e superfícies perfeitamente conectadas que garantem ao piloto o máximo controle e dirigibilidade.

O banco tem 875 mm de altura. A combinação de uma curva interna da perna particularmente estreita e a conformidade inicial da suspensão garantem um bom contato com o solo. A altura do banco ainda pode ser reduzida por meio de um banco rebaixado (disponível como acessório); a altura do banco pode ser ainda mais reduzida.

Os técnicos da Ducati também trabalharam duro em um conjunto completo de conteúdos, que tornam a DesertX uma verdadeira ferramenta divertida em qualquer estrada. A posição de condução, por exemplo, resulta ainda mais confortável para o condutor e para o passageiro, graças à definição da forma e do acolchoamento direcionados para cada um dos dois bancos. A gestão do calor foi estudada nos seus pormenores com aberturas e fluxos de ar fresco, enquanto a proteção aerodinâmica é assegurada pelo grande cuidado na definição da forma e tamanho da carenagem original e do acessório ainda mais protetor.

A autonomia adequada para enfrentar viagens mais longas é garantida pelo tanque de combustível com mais de 21 l de capacidade, oferecendo assim a possibilidade de montar mais um tanque (disponível como acessório) na parte traseira, acrescentando mais 8 l de combustível. A transferência de combustível do tanque traseiro para o dianteiro é ativada quando o nível de combustível no tanque principal cai abaixo de um determinado nível e pode ser ativada no painel.

A DesertX também tem uma excelente capacidade de carga, quase 120 l de volume disponível incluindo malas e top case de alumínio. A escolha específica dos pneus sem câmara permite aliar uma excelente performance “todo-o-terreno” a uma boa aderência em todas as condições de asfalto e é funcional para a viagem, pois garante a melhor proteção possível contra os furos típicos das sessões todo-o-terreno.

O admirado motor Testastretta 11° Desmodrômico de 937 cm3 refrigerado a líquido é o coração do novo DesertX. Caracterizado por uma excelente confiabilidade, este motor debita 110 cv @ 9.250 rpm e um torque máximo de 9,4 kgf.m @ 6.500 rpm na configuração Euro5.

O desempenho sólido da Ducati é combinado com uma entrega regular e sempre gerenciável, proporcionando ao piloto uma moto capaz de enfrentar qualquer rota com grande confiança. O motor pode contar com todas as melhorias já vistas na Monster e na Multistrada V2, incluindo a embreagem de 8 discos extremamente leve e compacta e a caixa de câmbio equipada com um tambor montado sobre rolamentos para reduzir o atrito e melhorar a precisão e suavidade nas trocas de marcha. Isso contribui também para a redução do peso total do motor em 1,7 kg em relação à versão anterior.

Para oferecer o melhor desempenho em passeios off-road e em vários usos, o Testastretta 11° foi especificamente otimizado. Na verdade, as relações foram reduzidas em todas as marchas até a quinta, para garantir o melhor comportamento off-road. A primeira e a segunda marchas, em particular, são muito mais curtas, para facilitar as fases de condução em baixa velocidade de certas passagens difíceis típicas do uso off-road. A sexta marcha é longa adequadamente para facilitar o manuseio em rodovias, mantendo baixas rotações do motor; isto significa um consumo de combustível contido e um maior nível de conforto.

Uma menção especial aos sistemas eletrônicos de última geração, que oferecem desempenho e segurança de primeira linha também em termos de auxílio ao piloto. Na verdade, a nova DesertX vem com 6 Riding Modes trabalhando em combinação com 4 Modos de Pilotagem – Full, High, Medium, Low – que modificam a potência e a capacidade de resposta do motor Testastretta.

As principais novidades são as configurações específicas para o Enduro Riding Mode e a introdução do novo Rally Riding Mode, além de Sport, Touring, Urban e Wet.

Para ser preciso, o Enduro Riding Mode, graças à potência reduzida e às configurações de controle especialmente projetadas, permite ao piloto enfrentar as estradas de terra mais exigentes com maior segurança e facilita a condução off-road para usuários menos experientes.

O Rally Riding Mode, por outro lado, com potência total do motor e controles eletrônicos reduzidos, é projetado para pilotos mais experientes que desejam aproveitar ao máximo o desempenho off-road do DesertX.

Cada Riding Mode, também graças à presença da Bosch IMU (Inertial Measurement Unit), pode alterar o caráter da moto de acordo com a entrada do piloto, atuando nos níveis de intervenção dos vários controles eletrônicos: Controle de Freio do Motor (EBC), Ducati Traction Control (DTC), Ducati Wheelie Control (DWC), Ducati Quick Shift (DQS) Up & Down e ABS Cornering.

O ABS Cornering, em particular, pode ser definido em 3 níveis para poder se adaptar a qualquer situação e habilidade do piloto. Nos Riding Modes dedicados ao off-road (Enduro e Rally), o ABS Cornering também pode ser totalmente desativado através do switch cube com um botão específico.

O painel da DesertX, orientado verticalmente e posicionado para oferecer informações claras também em stand-up, apresenta um display colorido TFT de 5” de alta resolução. A instrumentação está preparada para integrar o Ducati Multimedia System que permite ao piloto conectar o telefone, ativando assim novas funções como música e chamadas recebidas/efetuadas ou navegação Turn-by-Turn (opcional), que exibe as direções diretamente no painel.

O piloto tem a oportunidade de escolher entre dois modos de informação padrão: Standard e Rally. A opção Standard fornece todas as informações da estrada: tacômetro e velocímetro são claramente visíveis, bem como a marcha engatada, nível de combustível e outras informações úteis sobre a viagem. A função tripmaster está presente no Info Mode Rally. Isso replica a operação do tripmaster usado em motos de rali e permite ajustar manualmente a indicação do hodômetro, usando os botões do bloco de controle.

Os recursos tecnológicos premium também são representados pelo sistema de iluminação, que é full LED. O farol dianteiro duplo possui dois módulos polielipsoidais de função dupla com luz diurna (DRL) e foi projetado para garantir excelente visibilidade, particularmente importante para uma motocicleta capaz de trafegar em todas as condições.

A luz traseira está equipada com o Ducati Brake Light, um sistema particular que, em caso de travagem brusca, ativa automaticamente o piscar da luz traseira para alertar os veículos seguintes, uma solução que melhora ainda mais a segurança do condutor.