Linha 2024 é oferecida em quatro versões, com duas opções de motorização turbo
Fotos: Sérgio Dias
A Volkswagen apresentou no início do segundo semestre a linha Virtus 2024, que o Jornal Alpha Autos teve a oportunidade de conhecer e avaliar e é oferecido nas versões de entrada TSI, intermediárias Comfotline e Highline, e a topo Exclusive.
As mudanças no design apresentados na linha Virtus no início de 2023 surtiram resultados imediatos nas vendas. Se em 2022 o sedã fechou como o nono modelo mais vendido do segmento, com 5,6 mil unidades emplacadas, esse ano os números estão muito mais positivos.
Até o mês de agosto os emplacamentos da linha Volkswagen Virtus somam 15,5 mil unidades, perdendo apenas para o Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos e Hyundai HB20S. Trata-se de um crescimento de 276% sobre os emplacamentos de todo o ano de 2022 – portanto há espaço para o modelo melhorar ainda mais seus resultados.
A linha Volkswagen Virtus 2024 está equipada com o motor 170 TSI nas versões TSI com transmissão manual de cinco velocidades ou automática; e nas Comfotline e Highline, ambas com transmissão automática. Já a versão Exclusive é a única equipada com o motor 250 TSI e transmissão automática.
A linha Virtus 2024 conta com um conjunto de faróis e iluminação de neblina em LED de série para todas as versões. A traseira também conta com lanternas em LED com nova assinatura que invade a tampa do porta-malas. O emblema, com nome do modelo, aparece centralizado e acompanhando o novo logo da marca.
Todas as versões receberam rodas renovadas. A pintura especial Azul Biscay é novidade na paleta de cores, acompanhando as outras quatro opções disponíveis: Branco Cristal, Cinza Platinum, Preto Ninja e Prata Sirius.
No interior, para quem viaja nos bancos dianteiros, as novidades começam nos pontos de contato com o carro. O painel recebeu revestimentos com costuras duplas, assim como os acabamentos de porta.
Os bancos são totalmente novos, em couro a partir da versão Comfortline, e com detalhes na cor Marrom Mocca na Highline. O volante multifuncional tem mesmo acabamento, mas na cor preta; por fim, a manopla de câmbio tem detalhe iluminado.
A central multimídia VW Play, de 10,1 polegadas, o painel de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas, e o ar-condicionado Climatronic Touch compõe a ilha digital da linha Virtus 2024. O modelo vem equipado de série em todas as versões com um carregador de celular por indução e duas entradas USB-C.
Os passageiros do banco traseiro contam também com saída de ar-condicionado e outras duas entradas USB-C. Atrás dos bancos são 521 litros de capacidade no porta-malas – o líder Chevrolet Onix Plus tem 469 litros.
O pacote de assistências ao motorista conta com controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência de série em todas as versões com câmbio automático, acompanhados da função frenagem de manobra, seis airbags, detector de fadiga, entre outros.
Para todas as versões o pacote opcional Black contempla rodas exclusivas e capa de retrovisor em preto piano, tapetes de borracha, spoiler na tampa traseira, pedaleiras em alumínio, adesivos nas soleiras e capa para chave.
Virtus Exclusive: capítulo à parte
Inspirado no Santana EX de 1990, a versão Exclusive recebe para-choques com frisos em cinza e o emblema Exclusive na grade dianteira, que acompanham as capas de retrovisor na mesma cor.
Nas laterais, as rodas são de 18 polegadas com acabamento escurecido e o emblema Exclusive conecta o para-lama com a porta dianteira. Por fim, a traseira conta com emblemas pintados em preto piano.
Por dentro os bancos em couro recebem costura e design únicos, que acompanham as costuras duplas por todas as peças de couro da cabine: painel dianteiro, portas dianteiras, volante e apoio de braço no console central. Assim como no exterior, o emblema Exclusive aparece gravado no acabamento em couro ao lado da saída de ar-condicionado do passageiro e nos encostos de banco.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Cobra e Vipal juntas no mercado de reposição de motocicletas
A Cobra Rolamentos e Autopeças ampliou seu portfólio de produtos oferecido ao mercado de reposição com a chegada da Vipal Borrachas, reconhecida no setor por oferecer desempenho, qualidade, segurança e ser uma das maiores fabricantes de borracha no mundo, sendo líder de mercado na América Latina.
“Estamos muito felizes com a chegada de mais um fornecedor de peso para o nosso portfólio de produtos ficar ainda mais completo e abrangente, oferecendo mais opções para o mercado”, explica Flávio Roque, Gerente de Compras de Motopeças da Cobra Rolamentos e Autopeças.
“Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes” acontece em outubro na cidade de São Paulo
Embora seja oficialmente nomeado como VE – Veículo Elétrico Latino-Americano, o “Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes”, abre suas portas entre os dias 5 a 7 de outubro deste ano no Expo Center Norte, em São Paulo.
Renault Megane E-Tech chega com 220 cavalos e autonomia de 337 quilômetros
A Renault apresentou para o mercado brasileiro o elétrico Megane E-Tech, que chega em versão única e preço a partir de R$ 279.900,00. O modelo é equipado com motor de 220 cavalos de potência e 30,6 kgfm de torque, capaz de acelerar de 0 a 100/km em 7,4 segundos.
Sua bateria garante uma autonomia de até 337 quilômetros no PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Ela ainda pode recuperar energia a cada frenagem e para para otimizar a autonomia independentemente do modo de condução, o Renault Megane E-Tech é equipado com um sistema de frenagem regenerativa otimizada.
Fiat amplia força da linha Strada 2024 com motor turbo
A Fiat quer ampliar a vantagem que a linha Strada tem no mercado e passa a oferecer na linha 2024 da picape a opção da motorização turbo flex, mudanças no design, nova versão e até mesmo uma edição limitada comemorativa – já esgotada!
Compõem a linha Fiat Strada 2024 as seguintes versões: Endurance CP 1.3 Flex MT, Freedom CP 1.3 Flex MT, Freedom CD 1.3 Flex MT, Volcano CD 1.3 Flex MT, Volcano CD 1.3 Flex CVT, Ranch CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT, Ultra CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT e a esgotada Edizione 25 CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT.
Stellantis acerta ao incluir motor turbo na linha Peugeot 208 2024
A Stellantis decidiu ampliar a oferta de versões do Peugeot 208 e na linha 2024 o modelo passa a contar com o motor turbo que já equipe alguns modelos da marca Fiat, para, segundo a marca “conquistar de vez quem ainda não havia cedido aos encantos de um produto tão cheio de predicados e com a oferta de itens únicos no segmento.”
A linha agora é composta pelas versões Like 1.0 MT e Style 1.0 MT, equipadas com motor 1.0 Firefly com 75 cavalos e transmissão manual de cinco velocidades; Active 1.6 AT e Roadtrip 1.6 AT, equipadas com motor 1.6 com 120 cavalos e transmissão automática de seis velocidades; e Allure Turbo CVT, Style Turbo CVT, Griffe Turbo CVT, equipadas com motor Turbo 200 com 130 cavalos de potência e transmissão tipo CVT, com sete marchas simuladas.
Porsche apresenta a terceira versão híbrida do Cayenne
A Porsche ampliou o portfólio de versões híbridas do Cayenne com a nova S E-Hybrid, terceira eletrificada dentro da série de modelos e é posicionado entre o E-Hybrid e o Turbo E-Hybrid.
A nova versão S E-Hybrid serão ofertados em pré-vendas no Brasil com preços a partir de R$ 735.000,00 para o SUV e R$ 765.000,00 para o Coupé, com as primeiras unidades sendo entregues no primeiro semestre de 2024.
Jaguar apresenta no Brasil o E-PACE R-Dynamic HSE
A Jaguar traz ao Brasil o E-PACE R-Dynamic HSE, equipado com motor Flex Ingenium de 249 cavalos de potência e transmissão automática de nove velocidades que entregam o dinamismo e alta performance já característica dos modelos da montadora britânica.
Com preço a partir de R$ 466.026,00, o modelo apresenta soluções focadas no conforto e na segurança do motorista e dos passageiros. Os bancos dianteiros elétricos com 16 ajustes, climatização, controle de ar dual zone, iluminação interna em LED e Sistema de Som Meridian como opcional aprimoram a experiência e completam o interior do modelo.
Ford amplia portfólio da linha Ranger 2024 com as versões XL e XLS
A Ford amplia as opções de compra da Ranger 2024 com as novas versões XL e XLS. Elas têm cabine dupla e estreiam o avançado motor 2.0 Turbodiesel, com potência de 170 cavalos e torque de 41,30 kgfm.
E pela primeira vez a Ford oferece um modelo Ranger XLS com a motorização mais potente da linha, o novo 3.0 V6 de 250 cavalos de potência, criando uma opção para o cliente que valoriza a performance.