Big trail chega com preço a partir de R$ 81.110,00 e opções com câmbio convencional ou DCT
A Honda apresentou a linha Honda CRF 1100L Africa Twin 2024 com duas versões, diferenciadas basicamente pela dimensão do tanque de combustível, com 18,8 litros na versão normal e 24,8 litros na Adventure Sports. Em todas há possibilidade de optar entre o câmbio convencional ou o câmbio DCT – Dual Clutch Transmission.
O modelo é equipado com motor bicilíndrico paralelo SOHC com oito válvulas acionadas pelo comando Unicam. Arrefecido a líquido, a potência máxima é de 99,3 cavalos a 7.500 rpm de potência com 10,5 kgm.f de torque a 6.000 rpm.
As Africa Twin com transmissão convencional tem câmbio de seis marchas com embreagem deslizante. Nas Africa Twin com DCT a embreagem é dupla e as marchas também são seis, com acionamento automático ou por teclas no punho esquerdo.
O chassi de tubos de aço tem arquitetura berço semi-duplo, com sub-chassi de alumínio. A suspensão dianteira Showa invertida permite curso de 230 mm para a roda e conta com tubos de 45 mmØ, sendo ajustável na pré-carga da mola, extensão e compressão. O conjunto mola-amortecedor traseiro tem ajuste de pré-carga da mola, extensão e compressão. Vinculada ao sistema Pro-Link®, a balança de suspensão de alumínio dá à roda curso de 220 mm. Na versão Adventure Sports ES as suspensões têm controle eletrônico Showa EERATM que ajustam em tempo real o amortecimento.
Quanto aos freios, a função Cornering ABS aprimora o comportamento do sistema em curvas. O disco dianteiro tipo wave de 310 mmØ tem cálipers Nissin de quatro pistões e montagem radial. O disco traseiro, também de tipo wave, com 256 mmØ, tem cáliper de pistão simples. As rodas de todas as versões da Africa Twin são raiadas com aros de alumínio, dianteira com 21 polegadas e pneu medida 90/90-21M/C, traseira aro 18 polegadas e pneu medida 150/70B. Nas versões Adventure Sports os pneus são do tipo Tubless. O peso em ordem de marcha da CRF 1100L Africa Twin é de 206 kg a seco, a versão Adventure Sports pesa 215 kg a seco. Em ambas as versões, o câmbio DCT acrescenta 10 quilos ao peso total.
A refinada ergonomia é destaque nas Africa Twin, e especial atenção foi dedicada a preservar a porção anterior do banco (regulável em altura) o mais estreita possível, facilitando o apoio dos pés no solo em manobras de estacionamento. A rica dotação destinada informar e auxiliar o piloto na gestão da motocicleta é outro ponto alto, e neste aspecto é relevante mencionar o painel MID – Multi Information Display, com tela TFT de 6,5 polegadas colorida touchscreen, que possibilita o controle dos Riding Modes. Equipamento padrão das Africa Twin são o Apple CarPlay® e Android Auto™, idem o sistema ESS (Emergency Stop Signal) e o cruise control. A iluminação é full LED, com indicadores de direção de desativação automática. Exclusividade da versão CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports é o para-brisa mais alto e protetivo, regulável em cinco posições.
Para o modelo 2024, a CRF 1100L Africa Twin e CRF 1100L Africa Twin DCT ganham a cor Azul Metálico Glint Wave, além da Preto Fosco Matt Ballistic. A versão Adventure Sports será oferecida na Branco Perolizado Pearl Glare. A disponibilidade na rede de concessionários Honda está prevista para novembro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem e com a comodidade do Honda Assistance, que garante assistência 24 horas no Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, e Uruguai.