A Cobreq, com mais de 60 anos de tradição na fabricação de peças para o sistema de freios e pertencente ao grupo TMD Friction, alerta e recomenda atenção na escolha e na aplicação das pastilhas para os veículos das linhas leve, comercial, pesada e moto.
Também ressalta que todas as peças produzidas pela marca seguem os projetos originais das montadoras, além de passar por rigorosos testes conferindo qualidade, detalhamento, tecnologia aplicada e assertividade em cada item, garantindo o mesmo desempenho e segurança para o mercado de reposição.
Manter a manutenção do sistema de freios em ordem é imprescindível para a segurança do veículo, dos seus ocupantes e das pessoas em volta. Isso porque quando algum componente do sistema falha, o risco de acidente é muito grande.
“Pode acontecer de veículos do mesmo modelo e com um mesmo ano de fabricação utilizarem peças com códigos diferentes de acordo com a sua motorização ou sistema de freio instalado, por exemplo. Além disso, é muito importante que os reparadores nunca, jamais façam qualquer tipo de alteração nas peças a serem aplicadas”, explica Raulincon Silva, Coordenador da Assistência Técnica da TMD Friction.
Por esse motivo, a Cobreq chama a atenção para que os reparadores sempre consultem os códigos, modelo do veículo e detalhes de motorização do veículo. As pastilhas de freios possuem lados diferentes para a sua correta aplicação.
A Cobreq ainda lembra que o manual do veículo é uma importante fonte de consulta para ter certeza de qual tipo e modelo de peça devem ser aplicadas no veículo, além do tempo correto de verificação e manutenção para todos os sistemas.