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Scania amplia oferta de caminhões a gás com lançamentos
A Scania apresentou novos caminhões a gás de 460 cavalos de potência na versão 6×2, que em conjunto com a inédita tração 6×4 no gás e a potência de 420 cavalos, pode atender a cadeia do Agro, formada pelos segmentos agrícola, madeira e de toda a cadeia sucroenergética.
Com duas novas potências de caminhões a gás será possível transportar composições maiores
“Além dos oito cilindros laterais tradicionais, estamos ampliando a autonomia justamente com mais dois. Ele poderá percorrer até 650 quilômetros, rodando com maior autossuficiência pelas rotas já viabilizadas dos corredores azuis, até postos localizados estrategicamente para o reabastecimento. O avanço será substancial para mais uma etapa do desenvolvimento da matriz energética a gás no país”, diz Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.
Em 2018, a Scania lançou a pioneira linha de caminhões movidos a gás natural (comprimido), liquefeito (gnl) e/ou biometano (100% sustentável), com início de vendas em 2019.
A marca ajudou a criar e desbravar um mercado que não existia e fez parcerias com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás. Hoje, há os corredores azuis, a cobertura de gás por praticamente todo o litoral brasileiro e a rede de postos está expandindo para os interiores e Centro-Oeste.
“Essa autonomia vai nos permitir iniciar a atuação no Agro. Na versão 6×2, nas carretas de quatro eixos e bitrem de sete eixos, no transporte de cana, soja, milho e outros. Na versão 6×4, com mais potência e torque (2.300Nm) poderá tracionar composições de nove eixos para rodotrens, aliado ao aumento da autonomia. As soluções a gás e biometano têm enorme potencial na cadeia sucroalcooleira e do agronegócio. Com isso, os clientes vão poder utilizar nossa solução em novos fretes e operações”, salienta Gallao.
O GH 460 cavalos tem cabine alta Highline e pode ser configurado nas versões 4×2, 6×2 e 6×4. O motor de 13 litros desenvolve torque de 2.300Nm (1.000 @ 1.300 rpm). O entre-eixos é reduzido a 3.600mm, que permite o acoplamento a semirreboques de até 15,40m costumeiramente chamados de “carretas 30-pallets”, além de aumento na capacidade de gás para até 300 metros cúbicos. Ele passa a fazer parte da gama X-gás.
Scania e Necta Gás: parceria para expandir o gás como alternativa ao diesel
A região noroeste de São Paulo, área de concessão da Necta Gás, tem enorme potencial de produzir a fonte de energia renovável, o biometano (que pode ser gerado a partir de vinhaça, palha e torta de filtro – resíduos do processamento da cana-de-açúcar).
Para José Eduardo Moreira, CEO da Necta Gás, é importante mostrar para autoridades e clientes, que possuem a agenda de descarbonização na sua estratégia, as alternativas econômica e ambientalmente viáveis para diversificar a matriz energética. “Para a Necta, do ponto de vista do ambiente, seu dever é contribuir com um futuro cada vez mais sustentável, onde não só seja provedora de gás natural, o mais limpo dos combustíveis fósseis, mas que também viabilize o biometano, que tem as mesmas características do gás, mas é totalmente renovável”, explica.