Connect with us

Serviços

Saiba como lidar com o veículo após uma situação de enchente

Published

on

Saiba como lidar com o veículo após uma situação de enchente

A enchente do Rio Grande do Sul, além da destruição das casas, ruas e cidades, também atingiu diversos automóveis, que foram parciais ou totalmente encobertos pelas águas que tomaram conta do Estado.

“Se o veículo esteve em águas de enchente, há uma lista de coisas que o dono do carro precisa saber. A primeira coisa é não ligar o carro. Se houver qualquer possibilidade de haver água no óleo do motor ou no fluido da transmissão, orientamos os motoristas a não tentarem ligar o motor”, alerta Tiago Reichert, Diretor de Merchandise da AutoZone Brasil.

Passo a passo explica como fazer da melhor forma possível a recuperação do veículo de uma enchente

A varejista, inclusive, está oferecendo alguns serviços essenciais gratuitos na região que sofre com a enchente, como troca de lâmpada, óleo e filtro, bateria e palheta, além de uma assessoria personalizada para os motoristas locais.

Confira abaixo as dicas e o passo a passo completo que podem ajudar a garantir a reparação total do automóvel atingido pelas enchentes:

NÃO LIGUE O CARRO

Advertisement

Isto é fundamental. Água alta acima do compartimento do motor significa que água foi introduzida no trato de admissão e provavelmente está dentro de qualquer cilindro que tenha uma válvula de admissão ou escape aberta. Tentar dar partida no veículo neste ponto resultará em bloqueio hidráulico e em danos ao motor que, de outra forma, poderiam ser reparados.

DESCONECTE A BATERIA

Desconecte a bateria o mais rápido possível. Muitos itens elétricos em seu veículo recebem “energia constante”. Água misturada com corrente elétrica causará falha nesses componentes, caso contrário, a simples limpeza e secagem pode salvá-los.

BAIXE AS JANELAS

Se possível, abaixe as janelas. Se os vidros forem elétricos, abra as portas.

Advertisement

PROCURE UMA MARCA DE NÍVEL DE ÁGUA

Isso lhe dará uma ideia do nível de dano. Geralmente ficará claro, especialmente no interior. Se a marca d’água estiver em um nível baixo, abaixo do painel, e a água estiver apenas nas tábuas do piso, este é o melhor cenário. Se a água estiver acima do painel, todos os componentes elétricos dentro do painel e o próprio motor foram penetrados pela água.

TIRE QUALQUER ÁGUA RESIDUAL DO CARRO

Se o nível da água estiver baixo o suficiente para não penetrar na área do painel, provavelmente o carro não será uma perda total. Comece retirando a água residual do piso com uma bomba submersível e/ou aspirador apropriado. Você pode lavar essas áreas com água doce e aspirar.

Ao longo da parte inferior das portas, alguns veículos possuem tampões de plástico que podem ser removidos, e vários também os possuem nas tábuas do piso. Remova esses plugues para deixar a água sair.

Advertisement

Se as portas tiverem isso, remova os painéis das portas e lave a parte inferior das portas com uma mangueira. Depois que toda a água for removida, você precisará colocar ventiladores no veículo para secar o interior rapidamente, caso contrário, surgirá mofo.

DRENAR O MOTOR / TROCAR ÓLEO DA TRANSMISSÃO

Independentemente de o nível da água estar abaixo do motor, é melhor drenar completamente e reabastecer o óleo do motor, o óleo da transmissão e o fluido diferencial, pois todos eles podem conter água.

REMOVA AS VELAS DE IGNIÇÃO DO VEÍCULO COM ALTO VOLUME DE ÁGUA

Se o veículo esteve em uma situação de cheia onde há suspeita de que o trato de admissão do motor foi exposto à água, você deverá remover cada vela de ignição.

Advertisement

Verifique se há água saindo dos orifícios das velas de ignição. Se não houver nenhum presente, provavelmente a água não entrou no motor. Remova toda a tubulação do trato de admissão e inspecione se há lama ou sujeira indicando inundação. Enxágue todo o trato de admissão.

VERIFIQUE O SISTEMA DE COMBUSTÍVEL

Verifique que o sifão esteja no fundo do tanque de combustível. Se você encontrar água misturada com o gás, seu tanque precisará ser descartado e limpo.

VERIFIQUE OUTROS FLUIDOS

Os reservatórios de freio, embreagem e direção hidráulica são vedados na maioria dos veículos mais novos, mas a água pode infiltrar e prejudicar o funcionamento do veículo.

Advertisement

VERIFIQUE OS SISTEMAS ELÉTRICOS

Se os principais sistemas elétricos estiverem abaixo da linha de água, provavelmente precisarão ser substituídos, embora alguns possam ser lavados, limpos e deixados secar. A verificação e solução de problemas elétricos inundados geralmente serão as verificações mais trabalhosas de todas as verificações no veículo.

Advertisement