Connect with us

Motos

Brasil ganha primeira fábrica da Bajaj fora da Índia

Published

on

Brasil ganha primeira fábrica da Bajaj fora da Índia

A Bajaj oficializou a inauguração de sua fábrica de motocicletas na cidade Manaus, Amazonas. A nova planta é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia e conta com equipamentos da mais alta tecnologia.

“A inauguração desta fábrica é uma grande alegria para todos da Bajaj Auto Limited e representa a concretização da nossa estratégia, que sempre esteve baseada em uma visão de longo prazo para o mercado brasileiro devido ao seu tamanho e complexidade. Nossos times do Brasil e da Índia têm trabalhado em total sinergia para entendermos o consumidor local e desenvolvermos produtos que atendam cada vez melhor às suas demandas”, diz Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited.

Nova planta da Bajaj em Manaus conta com equipamentos da mais alta tecnologia

A fábrica já havia iniciado as operações no início do mês de junho, quando saiu da linha de produção a primeira Dominar 400, carro chefe de vendas da marca no Brasil.

Inicialmente a meta é produzir 1.500 unidades por mês a partir de julho, totalizando cerca de 9 mil unidades produzidas em 2024. Este volume, somado às quase 3 mil unidades já fabricadas em parceria com a Dafra, permitirá à Bajaj do Brasil atingir a meta de 12 mil unidades no ano, o que significa triplicar o volume de 2023.

“Todo o time da Bajaj do Brasil está muito orgulhoso em contribuir para este novo momento da marca no País. Começamos a nossa operação em dezembro de 2022 e ver que hoje, apenas 18 meses depois, já temos 21 concessionárias, comercializamos mais de 7.500 motocicletas e estamos inaugurando a nossa fábrica, é uma realização enorme e um grande indicativo de que estamos no caminho certo”, declara Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.

Advertisement

A planta opera em regime CKD (Completely Knock Down, ou seja, completamente desmontada), realizando os processos de preparação de kit, montagem de motor, montagem da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição. Já estão sendo montados os modelos Dominar 400, Dominar 200 e Dominar 160.

No momento, atuam na unidade mais de 150 pessoas, entre funcionários diretos e indiretos, mas está previsto crescimento gradual da equipe.

A Bajaj planeja fechar o primeiro semestre de 2024 com 3.600 motocicletas vendidas, o que representa 46% de crescimento em relação ao semestre passado e 143% de aumento em relação ao primeiro semestre de 2023.

“Com a nossa fábrica em operação e a rede em ritmo acelerado de expansão, direcionaremos nosso foco para a expansão da linha de produtos Bajaj disponíveis no Brasil, buscando atender os diferentes perfis e tipos de uso da motocicleta pelos motociclistas brasileiros de todas as regiões”, finaliza Ferreira.

Advertisement