Motos
Suzuki Hayabusa 25th Anniversary Edition estreia no Brasil
A Suzuki Motos do Brasil apresentou a Hayabusa 25th Anniversary Edition, edição comemorativa do 25º aniversário do maior ícone da marca.
“A série Hayabusa tem sido um modelo emblemático e com fãs em todo o mundo. Gostaríamos de expressar a nossa mais profunda gratidão por este modelo poder comemorar o seu 25º aniversário e por ter sido continuamente amada por todos durante todo esse tempo”, disse Toshihiro Suzuki, presidente da Suzuki Global.
Apenas 60 unidades da Hayabusa 25th Anniversary Edition foram destinadas para os consumidores brasileiros
No Brasil a edição comemorativa terá apenas 60 unidades numeradas e chega à rede de concessionárias ainda neste mês de junho, com boa parte delas já vendidas.
“Isso mostra a paixão do motociclista brasileiro pelo modelo e o legado da Hayabusa, não só no Brasil, mas no mundo todo. Esperamos estar aqui, daqui a 25 anos, para comemorar seus 50 anos”, destaca Fernanda Toledo, diretora de Marketing da Suzuki Motos do Brasil.
As principais características da edição do 25º aniversário são a carenagem laranja e preta, cores especiais para o ajustador da corrente de transmissão e para o disco interno do freio dianteiro, o emblema do 25º aniversário e um logotipo tridimensional “Suzuki” no tanque.
História
A primeira geração do modelo foi apresentada na Intermot, na Alemanha em 1998, como “Hayabusa (GSX1300R)” e as vendas começaram na Europa e América do Norte em 1999. O conceito do produto era “Ultimate Sport”, e sua alta potência e o desempenho de dirigibilidade, juntamente com seu estilo único e aerodinâmico, criaram sensação e se tornou uma motocicleta carro-chefe da Suzuki.
A segunda geração, com cilindrada aumentada de 1.299 cm³ para 1.340 cm³, foi lançada em 2007. Ela herdou o excelente e potente desempenho da primeira geração, com um recurso recém-adotado, o Suzuki Drive Mode Selector (SDMS), que permitiu ajuste das características de saída pela escolha dos pilotos.
As vendas também se expandiram em todo o mundo, lançando especificações domésticas japonesas pela primeira vez em 2014 e iniciando a produção e vendas na Índia em 2016.
Em 2021, foi lançada a terceira geração da Hayabusa, com motor e chassi totalmente aprimorados e diversos controles eletrônicos. As peças do motor e do chassi foram totalmente reavaliadas, juntamente com a adoção do sistema de controle eletrônico “SIRS (Suzuki Intelligent Ride System)”, como sistemas de controle de tração e sistemas bidirecionais de mudança rápida, tornando este modelo poderoso, mas controlável, e incorporam o conceito de design de estilo, “The Refined Beast”.
Atualmente, a Hayabusa é vendida em 48 países, com produção em série acumulada de mais de 200 mil unidades.