Connect with us

Notícias

Nissan anuncia vencedores da quarta edição do Inova-San

Published

on

Nissan anuncia vencedores da quarta edição do Inova-San

A Nissan apresentou os vencedores da quarta e mais acirrada edição do Inova-San. Em 2024, o programa de educação empreendedora e inovação aberta da teve recorde de inscritos: foram mais de 700 estudantes de 20 universidades e escolas técnicas locais e 55 projetos submetidos.

As equipes se inscreveram tendo como base três eixos temáticos: Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes, Indústria 4.0 e Economia Circular e Futuro Sustentável.

Projeto da Nissan estimula estudantes universitários e técnicos do Sul Fluminense a criarem soluções para a comunidade local

Nissan anuncia vencedores da quarta edição do Inova-San

Na categoria Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes, a vencedora foi a equipe Caminho Livre, que criou uma solução de mobilidade para pessoas com deficiência visual em ambientes fechados.

A equipe Caminho Livre é formada por Yuri Neville, Lhorran Teixeira Henrique, Maria Fernanda Nunes e Kaue Loreno Lopes, do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), de Volta REdonda.

Seu projeto visa capacitar pessoas com deficiência visual a se deslocarem autonomamente em ambientes internos, utilizando sensores de presença/proximidade conectados à internet, estrategicamente instalados para mapear detalhadamente o espaço e determinar a localização do usuário.

Advertisement

Já no eixo Indústria 4.0, quem ganhou foi a equipe Multinclusão, que buscou solucionar a falta de acessibilidade enfrentada por profissionais surdos na área e em atividades de eletricidade, especificamente a incapacidade de ouvir os sinais sonoros emitidos pelos multímetros na escala de continuidade.

As equipes se inscreveram tendo como base três eixos temáticos: Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes, Indústria 4.0 e Economia Circular e Futuro Sustentável

A Multinclusão é composta por Ricardo Junior, Isabela Marins, Leandro Victor e Patrícia Brauzenes, da Firjan Senai de Resende. Eles desenvolveram um dispositivo móvel universal que pode ser acoplado a qualquer multímetro, convertendo o sinal sonoro de bipe em sinais luminosos ou de vibração.

A ideia é permitir que profissionais surdos ou aqueles em ambientes com alto nível de ruído percebam os avisos de continuidade, combatendo a desigualdade e a exclusão no ambiente de trabalho.

Por fim, no tema Economia Circular e Futuro Sustentável, venceu a equipe Volt’s Run, que elaborou um meio de reduzir os custos monetário e ambiental da recarga de scooters elétricas.

A equipe Volt’s Run, por sua vez, conta com Alexandre Ribeiro, Anabelly Ribeiro Dias Silva e Ana Paula Bortolazzo, da Firjan Senai de Volta Redonda. Eles propõem a instalação de placas fotovoltaicas nas residências para suprir a demanda por energia no abastecimento diário de scooters.

Advertisement

Como a instalação das placas demanda baixo custo e pouco espaço, a solução gera um círculo virtuoso de energia limpa, utilizando-a para abastecer um veículo que também não consome combustíveis fósseis.

A banca avaliadora  foi formada por Eliane Cantão, diretora da área de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos da Nissan América do Sul; Gustavo Silva, coordenador de Business Strategy da Nissan América do Sul; Robson Carneiro, Presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ) e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj); e Ivan Vianna, co-fundador da Previsiown, representante do ecossistema de inovação da região Sul Fluminense.

Premiação

Os vencedores vão receber uma bolsa no Programa de Aceleração para Desenvolvimento de Novos Negócios da Founder Institute, aceleradora de startups em estágio inicial. Eles terão a oportunidade de aprofundar o modelo de negócio com especialistas renomados do mercado e da rede do Founder Institute durante 14 semanas, de forma virtual.

As equipes também ganharão um curso da Firjan de Desenvolvedor de Projetos Maker em Fablab. Ele é presencial, tem carga horária de 200 horas e certificação para todos os membros dos times vencedores. O objetivo é desenvolver competências para a realização de pesquisa e concepção de projetos, planejamento, prototipagem e a realização de testes em ambiente FabLab. Além disso, ganham uma mentoria com executivos da Nissan e um kit com brindes da marca japonesa.

Já os demais finalistas têm a chance de participar da Oficina de Validação de Negócios do Sebrae, uma formação online que visa discutir, analisar e construir estratégias para validar projetos.

Advertisement

Próximos passos

A divulgação dos resultados não significa o fim do programa, mas sim o início da etapa mais importante do Inova-San. Agora, as três equipes vencedoras entram na terceira fase do programa, chamada Growth.

Ela consiste numa jornada repleta de oportunidades de conexão com investidores, startups, empresas e outros players estratégicos do ecossistema de inovação para dar vida aos projetos. Isso ocorrerá durante os meses de agosto e setembro.

A primeira fase foi a Sparking, de março a maio, que contempla o período de inscrições, roadshow em instituições de ensino, mentorias coletivas, maratona de ideias (Ideathon) presencial e geração de conteúdo sobre educação empreendedora em lives e podcasts.

A segunda foi a Feeding, de maio a julho, dedicada aos 21 melhores projetos. Nessas oito semanas, eles realizaram uma trilha de modelagem de negócios na plataforma de ensino a distância do programa, com apoio de mentorias semanais. Os conteúdos foram compostos por videoaulas e atividades/estudos entregues semanalmente dentro do cronograma.

Advertisement