Pesados
Mercedes-Benz O 500 se destacam como soluções eficientes de ônibus articulado
A Mercedes-Benz oferece no segmento de ônibus urbanos soluções para sistemas como BRT, corredores e faixas exclusivas envolvem dois modelos de chassis de ônibus com Piso Baixo para grande volume de passageiros: O articulado 500 UA 2938 6×2 e o super articulado O 500 UDA 3738 8×2.
Estes dois veículos oferecem total acessibilidade em nível baixo da via, tanto à direita junto à calçada, quanto à esquerda nos pontos centrais das avenidas.
Chassi UA e UDA com tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz asseguram robustez, eficiência operacional e baixo índice de emissões
O articulado O 500 UA pode receber carroçarias de até 18,6 metros de comprimento, para até 135 passageiros, sendo até 38 assentos, conforme a configuração interna do ônibus. Já o super articulado O 500 UDA está apto para carroçarias de 23 metros, para 175 passageiros e 57 assentos.
Tanto o O 500 UA quanto o UDA são equipados com o motor OM 460 LA de 381 cavalos de potência a 1.600 rpm e 1.900 Nm de torque a 1.100 rpm. Os motores com tecnologia BlueTec 6 asseguram acentuada diminuição das emissões de poluentes.
São 80% de redução nas emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx) e 50% de redução nas emissões de Material Particulado (MP) em relação aos motores Proconve P7 (Euro 5).
“O BlueTec 6 traz contribuição muito importante para a qualidade do ar e a preservação do meio ambiente, benefícios especialmente notados no transporte urbano de passageiros e nas cidades, que podem desfrutar de um ar mais limpo”, ressalta Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Os motores com tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz asseguram acentuada diminuição das emissões de poluentes
A Mercedes-Benz oferece duas opções de caixas automáticas para os chassis de ônibus articulados e super articulados de Piso Baixo: ZF Ecolife de seis marchas, com retarder incorporado (série para UA e opcional para UDA) e Voith Diwa 6 de quatro marchas, também com retarder incorporado (série para UDA e opcional para UA).
Estes chassis de ônibus Mercedes-Benz são reconhecidos pelo alto padrão de qualidade, conforto e segurança para o motorista e os passageiros. Destaque para itens como suspensão pneumática integral, suspensão controlada eletronicamente (ECAS), ajoelhamento bilateral e elevação, freios a disco em todas as rodas, sistema de frenagem eletrônico (EBS), freio-motor adicional Top Brake, ABS e ASR. Também conta com sistema de desligamento automático do motor (EIS), tacógrafo digital e volante multifuncional com teclas.
Mais destaques e novidades da linha BlueTec 6
Diversas novidades da linha BlueTec 6 trazem ainda mais vantagens para os clientes em termos de economia, eficiência, redução de emissões e praticidade no dia a dia da operação e no encarroçamento. Alguns itens são de série e outros opcionais, conforme o modelo e a escolha do cliente:
- Assistente de rampa – maior comodidade e segurança para o motorista.
- Novo painel de instrumentos com tela central colorida: facilita a visualização de forma prática e mais interativa.
- Mais informações para extração de dados para telemetria com a conexão FMS 4.0.
- ECOdrive: função que auxilia o motorista a dirigir de forma econômica por meio de feedbacks em tempo real no painel, com navegação por seis telas diferentes.
- Volante multifuncional de teclas: facilita a navegação para o motorista, sem que ele tire as mãos do volante. Isso aumenta a segurança na direção, com o motorista podendo dedicar mais atenção ao tráfego das ruas ou das estradas.
- Regulagem da coluna de direção: torna a condução do veículo ainda mais confortável e prática.
- Sistema de desligamento automático do motor, programável: se o veículo está ocioso por 5 minutos, essa tecnologia desliga o motor, reduzindo o consumo e a emissão de poluentes.
- Polia adicional para ar-condicionado.
- FleetBus – serviço de telemetria e conectividade para gestão de frota de ônibus, solução completa para o cliente (opcional)
- Driver Score: mostra uma visão resumida com a pontuação do motorista, permitindo que ele melhore o dia a dia da sua performance na direção do veículo (opcional).