Connect with us

Pesados

Marcopolo tem novo ônibus para fretamento e turismo

Published

on

A Marcopolo lança no mercado brasileiro o ônibus Viaggio 1050 da Geração 8, que chega para complementar a linha de rodoviários da marca que já contava com os modelos Paradiso 1050, Paradiso 1200, Paradiso 1350, Paradiso 1600 LD e Paradiso 1800 DD.

O modelo Viaggio G8 1050 tem chassi Mercedes-Benz O500 RS 1938 Euro 6, com comprimento total de 13.200mm, largura de 2.600mm e altura de 3.750mm, com capacidade para 46 passageiros em poltronas semileito, com tomadas USB A reversível e tipo C e cinto de segurança.

Marcopolo Viaggio 1050 incorpora todas as inovações e tecnologias para elevar padrões de economia e eficiência

Marcopolo tem novo ônibus para fretamento e turismo

O Viaggio G8 1050 incorpora todas as inovações e tecnologias introduzidas nos modelos Paradiso e proporciona aos operadores uma nova opção de veículo sofisticado e, ao mesmo tempo, econômico e eficiente, para as operações de fretamento e turismo.

Ele se destaca pelas linhas modernas, arrojadas e limpas, que garantem melhor coeficiente aerodinâmico, menor consumo de combustível e emissões, aliados ao maior conforto termoacústico, além de oferecer robustez, segurança e baixa manutenção.

Modelo que conta com tecnologia de alto padrão, é produzido com componentes mais sustentáveis e de fácil manutenção, como grade dianteira na cor prata, tampa frontal em DCPD (material compósito), defletores e portinhola em alumínio e painel dianteiro interno em poliuretano revestido com vinil para melhor acabamento e maior resistência.

Advertisement

Externamente, o Viaggio G8 1050 segue o design característico dos modelos da Geração 8, com tiara em ABS, conjunto ótico dianteiro com lâmpadas (faróis em LED como equipamento opcional) e farol de neblina redondo, além do novo para-brisa mais amplo e espelhos retrovisores exclusivos. Na traseira, o visual segue as características da Geração 8, com lanternas com maior luminosidade, novo vigia traseiro e delimitadoras.

Marcopolo Viaggio 1050 ganhou novo painel dianteiro, mais baixo e que proporciona maior visibilidade

Marcopolo tem novo ônibus para fretamento e turismo

Internamente, o Viaggio G8 1050 ganhou novo painel dianteiro, mais baixo e que proporciona maior visibilidade para o motorista e novo cluster dos instrumentos no painel, facilitando o acesso do motorista aos comandos. O painel ganhou ainda novo sistema de desembaçamento com velocidade do ar 33% superior.

O modelo incorpora ainda sistema multiplex 4.3″, que permite a operação via touchscreen e teclas físicas e conta ainda com um sistema diagnóstico de falhas via bluetooth para tornar mais rápida a manutenção. As teclas do painel são emborrachadas para maior durabilidade e com intensidade de brilho noturno para melhor visualização. O teclado auxiliar na parte inferior do cluster facilita a operação caso o motorista prefira não utilizar o touchscreen.

Outro diferencial é a parede de separação total, revestida de vinil, para melhor acabamento, maior durabilidade e facilidade de limpeza. Nas portas, o veículo conta com porta dobradiça, tendo como opcional a porta de correr, e um sistema de acionamento de acesso ao interior do tipo trole, com maior vida útil.

No salão de passageiros, o modelo recebeu novo sistema de refrigeração 11% mais eficiente e que permite atingir a temperatura ideal (conforto térmico) mais rápido e de forma homogênea (em todo o salão), novo porta-pacotes, com novo sistema de fixação que garante melhor fixação, sem vibrações, e colabora para um elevado nível de ruído interno. O porta-focos também é novo e exclusivo, com controle de volume integrado.

Advertisement

Conta com sistema de iluminação interna indireta mais forte e uniforme, sem perda do conforto visual. O projeto proporciona um ambiente aconchegante e, ao mesmo tempo funcional, de acordo com a aplicação e o serviço. Possui ainda luzes de leitura em LEDs e saídas individuais de ventilação.

O novo Viaggio G8 1050 utiliza em sua estrutura o conceito de anéis passantes de segurança em todas as colunas, que conferem muito mais resistência do conjunto a impactos e ao capotamento – conceito estrutural R66.02 VCA. Também oferece o opcional sistema de segurança passiva FIA para proteção da cabine do motorista, com estrutura de coluna “B” tripla, que proporciona deformação 78% inferior ao exigido pelas normas brasileiras.

Em testes práticos de impacto frontal a velocidade de 40 km/h, realizados em campo de provas e com supervisão de uma empresa de auditoria externa, o sistema foi capaz de absorver a energia, com deformação controlada, aumentando significativamente a proteção ao condutor.

Outro aspecto trabalhado pela engenharia da Marcopolo foi a otimização das centrais elétricas, localizadas no bagageiro e na parte dianteira do porta-pacote, o que facilita o acesso ao equipamento e agiliza a manutenção

O veículo é equipado com elevador para acessibilidade, sistema de ar-condicionado quente e frio de 120.000 BTU’s, sanitário na parte traseira do salão de passageiros. Possui tanque de combustível capacidade 500 litros, farol dianteiro Full LED e faróis de neblina dianteiro e traseiro, sistema de áudio e vídeo com DVD com USB no painel, três monitores no salão tamanho 15,6″ e plug de microfone no salão e para o motorista, além de rádio incorporado ao multiplex.

Advertisement