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Volvo Cars muda estratégia de negócios
Muito provavelmente os ventos que sopravam em direção ao mundo com veículos elétricos estão perdendo sua força: a Volvo Cars muda sua estratégia de negócios e não terá apenas produtos elétricos no portfólio até 2030.
Volvo Cars não terá apenas produtos elétricos no portfólio até 2030
“Estamos convictos na nossa crença de que nosso futuro é elétrico. Um carro elétrico proporciona uma experiência de direção superior e aumenta a possibilidade de utilização de tecnologias, oferecendo uma melhor experiência aos clientes. De qualquer forma, está claro que a transição para eletrificação não será linear, pois os consumidores e os mercados se movem em diferentes velocidades. Somos pragmáticos e flexíveis, enquanto mantemos nossa posição de liderança na indústria em eletrificação e sustentabilidade”, afirmou Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.
Com cinco modelos 100% elétricos em seu portfólio e outros cinco em desenvolvimento, a eletrificação total da gama de produtos segue sendo um pilar fundamental para a Volvo Cars. Se tornar uma marca totalmente elétrica segue sendo meta a longo prazo, assim como atingir a emissão zero de gases de efeito estufa até 2040.
A Volvo Car almeja alcançar a marca de, pelo menos, 90% das vendas serem provenientes de carros eletrificados, o que significa um balanço entre modelos elétricos e híbridos plug-in. Os 10% restantes permitirão as vendas de alguns poucos modelos mild hybrid (híbridos não plug-in).
No ano que vem, a expectativa é de que o percentual de vendas globais de veículos eletrificados supere a marca de 50%. Bem antes do fim da década, a Volvo contará com um portfólio completo de carros elétricos, o que permitirá à montadora sueca se tornar totalmente elétrica quando os mercados estiverem favoráveis e, os consumidores, prontos.
Com cinco modelos elétricos em seu portfólio e outros cinco em desenvolvimento, a eletrificação total da gama de produtos segue sendo um pilar fundamental para a Volvo Cars
Um dos motivos para esta mudança de estratégia deve-se a diversos fatores externos, a começar pela estrutura de pontos de carregamento não avançar tão rápido como o esperado. Somado a isso, políticas locais e impostos de importação de veículos elétricos também contribuíram para esta reavaliação. A Volvo Cars reforça a necessidade de políticas governamentais mais fortes e estáveis, em prol da eletrificação.
Durante o segundo trimestre deste ano, 26% dos modelos vendidos pela Volvo no mundo eram totalmente elétricos, colocando a marca sueca na liderança do segmento premium. Se considerarmos veículos eletrificados, este número sobe para 48%.
No Brasil, este número é ainda mais impactante: os modelos elétricos já representam mais de 50% das vendas. Como toda a linha de produtos no país é eletrificada, a Volvo Car Brasil foi uma das primeiras operações da marca a entregar resultados nos últimos anos sem veículos a combustão.
Desde o anúncio deste objetivo de ser totalmente elétrica, a montadora lançou cinco modelos 100% elétricos: XC40, C40, EX30, EX90 – apresentado oficialmente nesta quarta-feira (4) – e o EM90 (minivan elétrica, indisponível no mercado brasileiro). Em pouco tempo, o EX30 se tornou um dos três veículos elétricos mais vendidos na Europa.
Estes ajustes estratégicos das metas de eletrificação garantem que a Volvo Cars tenha um plano flexível e focado nos desejos dos consumidores.
“Nosso propósito no país segue o mesmo de respeitar o desejo e o tempo do cliente na migração para a nova tecnologia, além de seguirmos trabalhando para romper as barreiras do carro elétrico, seja através de produto, infraestrutura de recarga ou geração de conhecimento sobre o tema”, finaliza Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.
Atualização do caminho rumo à redução de CO2
Como resultado dos ajustes na meta de eletrificação, a Volvo Cars também atualizou seu objetivo de redução de emissão de CO2, mas segue como a empresa líder no segmento automotivo. Até 2030, a montadora almeja reduzir a emissão de gases de efeito estufa em, pelo menos, 65% quando comparado com os níveis emitidos em 2018, enquanto a meta anterior era de 75%.
Para o próximo ano, o objetivo é ter 30 a 35% menos emissão do que em 2018, em comparação com a estimativa anterior de 40%.
A Volvo Cars quer avançar ainda mais, ao exigir que seus fornecedores sigam diminuindo o nível de emissão de CO2 para todos os materiais utilizados pela montadora. Na primeira metade deste ano, a redução foi de 25% na fabricação de cada carro, também considerando 2018 como referência.