Outros
FPT Industrial investe em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de propulsão
A FPT Industrial, marca do Iveco Group dedicada ao design, produção e venda de sistemas de propulsão de baixo impacto ambiental, anunciou investimentos de R$ 127 milhões em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de propulsão. A revelação ocorreu durante a Fenatran 2024, uma das principais feiras de transporte do mundo, realizada em São Paulo.
Investimentos de R$ 127 milhões fazem parte da estratégia da FPT Industrial para descarbonização e geração de fontes de energia renováveis
Os investimentos fazem parte da estratégia da FPT Industrial para descarbonização e geração de fontes de energia renováveis, focando nos segmentos rodoviário (On-Road) e de mecanização agrícola (Off-Road) entre 2024 e 2028. Como terceiro maior fabricante de powertrain do mundo, a FPT Industrial reafirmou sua posição no segmento com uma oferta abrangente de motores a combustão interna (ICE), liderança em gás natural e inovação na linha ePowertrain, comprometendo-se em fornecer soluções eficientes e de alto desempenho para OEMs.
A visão da FPT Industrial é sustentada por dois pilares principais: continuar investindo em motores mais sustentáveis com uma abordagem multicombustível e, a longo prazo, se posicionar como fornecedora de soluções de zero emissão, ampliando a cadeia de valor para a eletrificação através de ePropulsions e soluções de armazenamento de energia. O foco no cliente é uma prioridade, com soluções que proporcionam benefícios ecológicos e econômicos para todos.
Sylvain Blaise, presidente da Unidade de Negócios de Powertrain do Iveco Group, destacou o papel fundamental da FPT Industrial na descarbonização e no cumprimento de metas globais. “Trabalhamos na sustentabilidade de toda a linha, fortalecendo nossa posição de fabricante líder mundial de soluções de powertrain de baixo impacto ambiental. As tecnologias ICE continuam a ter futuro, usando várias fontes de energia sustentável para alcançar trajetórias importantes de descarbonização, enquanto também nos posicionamos como fornecedor de soluções de zero emissão com nossa linha completa de soluções ePowertrain”, afirmou Blaise.
Impulsionada por seus clientes, a FPT Industrial continua a investir em motores de combustão interna mais sustentáveis. A marca aplica uma solução multicombustível, abrangendo aplicações leves, médias e pesadas, com inovações em gás natural, biometano, diesel e combustíveis renováveis, orientada pelas necessidades comerciais e dos clientes.
FPT Industrial investe em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de propulsão
Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina, destacou as oportunidades na região, com mais de 700.000 motores em circulação, sendo mais de 185.000 em veículos comerciais. “Mais de 60% das nossas vendas são para clientes fora da CNH e Iveco Group”, disse Tavares.
Com mais de 40 anos de experiência, o motor F1C, projetado para comerciais leves, lidera a categoria em desempenho, fornecendo até 152 kW (207 hp) de potência e 470 Nm de torque, com a melhor resposta transitória da categoria graças aos turbocompressores de geometria variável e comando eletrônico (eVGT). O F1C também é líder em confiabilidade e manutenção, com intervalos de troca de óleo estendidos e um sistema ATS dual-SCR otimizado para missões urbanas e suburbanas.
A família NEF de motores, incluindo os modelos N45 Diesel, N67 Diesel e N67 NG (gás natural), destaca-se pela eficiência e versatilidade, oferecendo até 235 kW (315 hp) e 1.100 Nm, ideal para caminhões e ônibus de 6 a 18 toneladas. A tecnologia HI-eSCR2 patenteada dispensa a necessidade de EGR, prolongando a vida útil do motor e aumentando a eficiência de conversão de NOx.
O XCURSOR 13, primeiro motor multicombustível de base única da FPT Industrial, foi projetado para utilizar diesel, gás natural, biometano, hidrogênio e combustíveis renováveis. A versão a diesel, apresentada na Fenatran 2024, oferece até 600 hp e 2.850 Nm, com redução de emissões de CO2 em 7%.