Connect with us

Outros

Maxtrack lança o MTC-1K para monitoramento de veículos

Published

on

Maxtrack lança o MTC-1K para monitoramento de veículos

A Maxtrack, empresa especializada em soluções de logística e pagamento, anunciou o lançamento do MTC-1K. Equipado com o processador Qualcomm QCS6490, o dispositivo possui novas capacidades avançadas de visão computacional, conectividade completa e inteligência artificial. A introdução do MTC-1K reforça o compromisso da Maxtrack em fornecer soluções tecnológicas e inovadoras para o setor de transporte e logística, contribuindo para a segurança e eficiência das operações.

Maxtrack MTC-1K oferece mais segurança para motoristas e líderes logísticos durante toda a operação

Maxtrack lança o MTC-1K para monitoramento de veículos

Desenvolvido de forma pioneira no mercado, o MTC-1K proporciona uma nova experiência no monitoramento de veículos de grande porte, como caminhões, ônibus e maquinário agrícola, além de oferecer mais segurança para motoristas e líderes logísticos durante toda a operação.

Gustavo Travassos, líder em Inovação na Maxtrack, destacou a importância do novo dispositivo: “A criação do MTC-1K representa um marco no mercado de rastreabilidade de veículos de grande porte a nível global, garantindo o monitoramento completo e preditivo das operações. O processador Qualcomm® QCS6490, uma das plataformas de IA mais avançadas implantadas comercialmente para gestão de frotas globalmente, proporciona um grande poder de processamento.”

Entre as principais funcionalidades do MTC-1K estão:

Visão 360° do veículo: com o uso de cinco câmeras de visão computacional ao redor do veículo, permitindo o monitoramento de pontos cegos, assistência à condução e manobras, e proteção perimetral do veículo parado.

Advertisement

Inteligência Artificial na Borda: identificação de pessoas e objetos próximos, como pedestres, ciclistas, veículos e pessoas não autorizadas, por meio da NPU Qualcomm® Hexagon™ com Acelerador de IA.

Conectividade 5G, 5G via satélite (NTN), WiFi 6 e LoRa: garantem uma arquitetura embarcada com conectividade sem fio padrão da indústria e alta disponibilidade, seja em fazendas, regiões remotas ou mesmo em alto mar.

GPS dual-band com precisão centimétrica, suporte a RTK e “dead reckoning”: destinado à agricultura de precisão, condução autônoma ou aplicações de deslocamento em ambientes internos.

Câmera de ré sem fio para veículos longos: conectada via WiFi ao TD-88 (terminal de dados embarcado), que também conta com processador Qualcomm®.

A inteligência artificial embarcada no MTC-1K integra os sistemas e coordena as ações do dispositivo, com capacidade de analisar imagens e informações, além de entregar dados, orientações e direcionamentos em tempo real para motoristas e equipes de logística ao longo do percurso, mesmo em longas distâncias.

Advertisement

Diego Aguiar, Diretor Sênior e Chefe de Vendas Brasil – IoT da Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda., afirmou que a Qualcomm Technologies é peça-chave na criação de tecnologias que impulsionam soluções inovadoras e avançadas. “Estamos vendo uma mudança na indústria automotiva, ampliando as possibilidades de veículos inteligentes e moldando o futuro do transporte”, disse Aguiar.

O MTC-1K será apresentado ao mercado em novembro de 2024, com início das instalações previsto para janeiro de 2025. A Maxtrack estima que, até 2027, mais de 50 mil equipamentos estarão instalados no Brasil e no exterior.

O processador Qualcomm QCS6490 é um SoC (System on a Chip) voltado para Edge AI, oferecendo 12 TOPS (trilhões de operações por segundo) para aplicações em diferentes segmentos industriais, como gestão de frotas automotivas, logística, segurança, varejo, energia e saúde.

Advertisement