Notícias
Tabela Fipe X Inflação: preços de veículos subiram acima do índice oficial?

Se você der uma olhada na variação de preço na Tabela Fipe de carros usados vai notar que os números subiram bastante, sinal da inflação. Vale ressaltar que não foi só a inflação que aumentou o preço dos carros por aqui, mas outros fatores como a alta demanda e a alta do dólar também aumentaram os preços.
Os carros já não costumam ser produtos baratos e com o passar dos anos estão ficando cada vez mais caros
Com isso, o preço dos carros subiu mais do que a inflação, o que deixou estes itens ainda mais caros do que o normal. Apesar do aumento, a venda de carros usados no Brasil cresceu 9,2% no ano passado em relação a 2023, o que mostrou também o bom momento que o mercado vive.
Quer entender mais sobre o assunto? Então continue acompanhando este artigo!
Por aqui, vamos falar um pouco mais sobre como a inflação tem afetado o mercado automotivo brasileiro e quais são as expectativas para os próximos anos.
Inflação nos últimos anos
Nos últimos anos, a inflação cresceu bastante, principalmente nos anos da pandemia, o que aumentou o valor dos carros usados.
Segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), a inflação no Brasil desde 2020 foi a seguinte:
● 2020 – 4,52%
● 2021 – 10,06%
● 2022 – 5,79%
● 2023 – 4,62%
● 2024 – 4,83
Apesar disso, em alguns anos, o preço dos veículos passou por um aumento maior que a inflação, podendo chegar a acréscimos de até 40%.
Vale ressaltar que entre 2020 e 2022 o valor dos carros aumentou por conta da pandemia, que afetou diversos mercados e indústrias ao redor do mundo.
Mas porque o preço dos carros ficou acima da inflação?
Existem vários motivos que fizeram o valor dos carros ficarem acima da média da inflação nacional. Em primeiro lugar, vamos lembrar que o maior aumento aconteceu durante a pandemia de Covid-19, como falamos acima.
Muitas fábricas, lojas, concessionárias e autopeças pararam, o que fez com que a demanda não conseguisse ser suprida. Aliás, a escassez de peças foi um grande problema durante o período, o que ajudou a encarecer ainda mais os carros usados.
Por exemplo, se a inflação está em 10% mas o preço de alguns itens como aço, ferro e plástico subiram em 25%, o custo de produção do carro será mais alto do que a inflação. A alta do dólar também não ajudou muito, pois mesmo com uma inflação mais controlada, com a moeda americana alta os custos de produção ficaram mais caros.
Além disso, como falamos no começo do texto, os carros usados estão sendo muito procurados nos últimos anos, devido ao preço mais em conta do que uma opção 0km.
Panorama atual do mercado
O cenário atual do mercado automotivo brasileiro é muito promissor, principalmente no ramo de carros usados. Só para ter uma noção, o número de veículos seminovos e usados vendidos em março de 2025 foi 16,7% maior em relação ao mesmo mês no ano passado.
Ao todo, mais de 1.3 milhão de carros como estes foram comercializados, mostrando que o ramo automobilístico brasileiro está em um ótimo momento. Já o número de carros 0km vendidos também foi bom, com um total de 184.383 unidades negociadas, um aumento de 5,4% em relação a fevereiro.
Vale lembrar que a inflação está subindo menos no período pós-pandêmico, o que ajuda a manter o preço dos carros mais em conta. Com isso, mais pessoas acabam investindo nestes itens, o que faz a economia girar e, como consequência, estabilizar a inflação.