Connect with us

Notícias

Volkswagen amplia presença global e aposta no T-Cross para conquistar mercados

Published

on

A Volkswagen do Brasil retomou as exportações para o continente africano com um lote inicial de 200 unidades do T-Cross, destinadas aos mercados de Camarões, Costa do Marfim, Gana, Madagascar, Ruanda e Senegal. O SUV, que é o mais vendido no Brasil, consolida a posição da empresa como maior exportadora do setor automotivo nacional, tendo embarcado mais de 4,3 milhões de unidades ao longo da história.

Montadora avança na internacionalização e amplia presença no mercado africano

“A retomada das exportações para a África é estratégica para impulsionar os negócios em mercados promissores. O continente africano compartilha similaridades com a América Latina, o que torna essa expansão uma excelente oportunidade. O portfólio da Volkswagen do Brasil é bem aceito pelos consumidores africanos e iniciamos os embarques com o T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil”, afirmou Max Frik, gerente executivo de Marketing do Produto e Planejamento de Vendas da Volkswagen do Brasil e Região SAM.

O veículo é produzido na unidade de São José dos Pinhais (PR) e exportado a partir do Porto de Paranaguá (PR), onde a empresa opera um terminal próprio. Em 2024, a Volkswagen movimentou 46.126 veículos no porto, representando 43,79% das operações automotivas da região.

Advertisement

A empresa já registrou crescimento de 78% nas exportações em 2025, com 35.707 unidades embarcadas entre janeiro e abril. No mesmo período, o mercado brasileiro de veículos leves exportou 151.842 unidades, um aumento de 46,4% em relação ao ano anterior. Além da África, a Volkswagen exporta para 18 países da América Latina, com destaque para Argentina, México e Chile.

Volkswagen amplia presença global e aposta no T-Cross para conquistar mercados

“O aquecimento da demanda na Argentina e o sucesso do Polo, nosso modelo mais exportado, contribuíram para esse crescimento robusto”, concluiu Frik.

Advertisement
Advertisement