Notícias
Mercedes-AMG apresenta o CONCEPT AMG GT XX com motorização elétrica de alta performance

A Mercedes-AMG revelou o CONCEPT AMG GT XX, veículo que antecipa a chegada de um modelo elétrico esportivo de quatro portas baseado na arquitetura AMG.EA. O projeto foi desenvolvido por equipes interligadas na Alemanha e no Reino Unido, reunindo a Mercedes-Benz em Sindelfingen e Untertürkheim, a Mercedes-AMG em Affalterbach, a YASA e os especialistas da Fórmula 1 da Mercedes-AMG High Performance Powertrains em Brixworth. A comercialização da versão de produção do veículo está prevista para 2026.
Protótipo traz motor inédito, bateria com refrigeração direta e performance derivada da Fórmula 1
O novo conceito é propulsionado por três motores elétricos do tipo fluxo axial, uma arquitetura ainda rara na indústria e que traz como vantagem uma densidade de potência três vezes maior do que os motores de fluxo radial convencionais. O desempenho alcança picos superiores a 1.341 cavalos, e sua capacidade de recarga rápida atinge cerca de 400 quilômetros de autonomia em apenas cinco minutos.
Segundo Michael Schiebe, CEO da Mercedes-AMG, o novo modelo representa uma mudança na concepção de desempenho: “Com nosso motor de fluxo axial de alta tecnologia, estamos entregando um novo sistema de propulsão, inédito em densidade de potência, peso e compactação. Isso se combina com uma nova bateria de alta performance desenvolvida do zero.”
Essa bateria de alta tensão, construída com células cilíndricas verticais, foi criada a partir de aprendizados extraídos da experiência com o hipercarro AMG ONE e das corridas de Fórmula 1. Seu sistema de resfriamento direto permite controle térmico célula a célula, garantindo máxima eficiência mesmo sob uso intenso. Além disso, a tecnologia de carregamento ultrapassa 850 kW em média com corrente de 1.000 A.
A estrutura veicular foi projetada sobre a nova plataforma AMG.EA, com uso de alumínio, aço e compostos de fibra. A integração central da bateria ao chassi e as soluções de segurança seguem padrões da engenharia Mercedes-Benz, com foco na rigidez torcional e resistência a impactos.
Mercedes-AMG apresenta o CONCEPT GT XX com motorização elétrica de alta performance
“O CONCEPT AMG GT XX empurra os limites e explora novas possibilidades. Com seus três motores de fluxo axial, ele redefine desempenho e resistência a um novo patamar,” afirmou Markus Schäfer, membro do conselho da Mercedes-Benz e CTO da companhia.
Entre outras inovações, destacam-se a produção dos motores em Berlim com 100 processos inéditos, o uso de materiais biotecnológicos derivados de pneus reciclados na cabine e sistemas como rodas aerodinâmicas ativas, alto-falantes embutidos nos faróis e iluminação eletroluminescente na carroceria.