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Seu carro pode não ligar amanhã de manhã

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Com a chegada do inverno, motoristas em todo o país enfrentam dificuldades crescentes para ligar seus carros pela manhã. O frio intenso afeta diretamente o desempenho dos motores, exigindo revisões pontuais em sistemas específicos do automóvel para garantir uma ignição segura e eficiente.

Baixas temperaturas aumentam o risco de falhas na ignição e exigem manutenção preventiva

Diante dessa realidade, especialistas do setor automotivo destacam a importância de cuidados com componentes que desempenham papel determinante na partida a frio. Entre os itens que mais sofrem impacto estão a bateria, velas de ignição, sensores e sistemas auxiliares, cuja função é garantir o funcionamento ideal do motor em baixas temperaturas.

A leitura correta da temperatura do motor, fornecida pelo sensor do líquido de arrefecimento, aciona mecanismos que ajustam a queima de combustível. O reservatório de gasolina, por sua vez, precisa estar limpo e abastecido com combustível de qualidade. O sistema de aquecimento deve operar com precisão para permitir a vaporização ideal do combustível, condição essencial em climas frios.

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“As velas de metais nobres são resistentes à formação de resíduos e à carbonização, problemas que se intensificam no frio e prejudicam a ignição. Com eletrodos mais finos e materiais de maior durabilidade, essas velas facilitam o acionamento rápido do motor, reduzindo o esforço exigido da bateria e do motor de arranque, que já operam com maior dificuldade em temperaturas baixas”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra do Brasil.

As velas fabricadas com platina ou irídio proporcionam ignição constante mesmo sob condições extremas, aumentando a confiabilidade do sistema nos dias mais frios. Além disso, evitam falhas na combustão ao promover uma faísca de maior energia, mesmo quando a condensação do combustível compromete a queima.

Seu carro pode não ligar amanhã de manhã

A bateria também merece atenção especial, já que o tempo de partida costuma ser maior com o motor frio. A carga deve estar em nível adequado para alimentar os sistemas auxiliares e garantir o acionamento completo do veículo no primeiro giro da chave.

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