A Xiaomi deu início à comercialização de seu primeiro SUV elétrico, o YU7, na China. Disponível em três versões, o modelo é a mais recente aposta da empresa no mercado automotivo, consolidando sua presença no segmento de veículos elétricos com foco em desempenho, tecnologia embarcada e autonomia de longo alcance.
Modelo busca aliar desempenho, autonomia e conectividade em três versões
Com preços a partir de 253.500 RMB (cerca de R$ 183 mil), o YU7 chega às concessionárias chinesas em três configurações principais: Standard, Pro e Max. Os modelos contam com tração traseira ou integral, dependendo da versão, além de autonomia que varia entre 670 e 835 quilômetros sob o ciclo CLTC. O lançamento ocorre após uma série de testes e certificações realizadas ao longo de mais de 10 milhões de quilômetros percorridos em diferentes regiões do país.
Além do foco em desempenho, o projeto priorizou a segurança estrutural, dirigibilidade e conectividade. O modelo Max, topo de linha, é equipado com dois motores que entregam potência combinada de 690 cavvalos, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em 3,23 segundos. A bateria de 800 V permite carregamento rápido, recuperando de 10% a 80% da carga em 12 minutos.
Internamente, o YU7 adota uma arquitetura digital com painel panorâmico e sistema operacional HyperOS. A integração com o ecossistema da marca oferece controle por comandos de voz, reconhecimento gestual e interação com dispositivos inteligentes da Xiaomi. O sistema de condução assistida inclui sensores LiDAR, 11 câmeras e radares de última geração com software treinado a partir de 10 milhões de clipes de vídeo.
No interior, os usuários contam com cinco opções de acabamento cromático, layout ajustável dos bancos traseiros, 36 espaços para armazenamento e compatibilidade com tablets e acessórios magnéticos. O modelo é voltado para famílias e condutores que buscam um veículo com ampla autonomia e soluções voltadas ao conforto e à conectividade.
Xiaomi YU7 promete viagens mais longas com menos paradas
Em termos de precificação, a versão Standard (RWD) parte de 253.500 RMB (R$ 183.000), a Pro (AWD) custa 279.900 RMB (R$ 202.100) e a Max (AWD com desempenho otimizado) é vendida por 329.900 RMB (R$ 238.100), conforme conversão direta. A Xiaomi ainda não anunciou planos de exportação ou comercialização em outros mercados.
O YU7 é o segundo automóvel lançado pela Xiaomi desde sua entrada no setor automotivo. O modelo segue a mesma linha do SU7, que obteve classificações favoráveis em testes de segurança e mercado. A empresa mantém parceria com instituições acadêmicas e centros hospitalares para aprimorar tecnologias embarcadas com foco em conforto, desempenho e bem-estar dos ocupantes.