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Ayrton responde suas dúvidas e agiliza a compra de pneus

A Pirelli anunciou, em colaboração com a rede Campneus, a introdução de um assistente virtual inteligente chamado Ayrton, desenvolvido para atuar no atendimento via WhatsApp e potencializar as vendas da empresa. Desde o início do ano, a tecnologia tem sido usada no Contact Center da empresa, sendo responsável por aproximadamente um terço das vendas indiretas no período, segundo Marco D’Urbano, CIO da Pirelli América Latina.
Ferramenta de IA integra atendimento técnico e logístico com foco na conveniência do consumidor
A novidade foi implementada em São Paulo e está disponível em todas as lojas da rede Campneus. O recurso utiliza a plataforma IXIA, que adota tecnologias de Processamento Cognitivo Simbólico e Análise Semântica Contextual para compreender intenções em tempo real, eliminando a necessidade de dados históricos e garantindo respostas imediatas e automatizadas, mesmo em ambientes complexos.
“O uso da Inteligência Artificial como uma ferramenta de aprimoramento comunicacional é uma tendência em todo o mundo, e a Pirelli não poderia ficar de fora”, afirmou D’Urbano. “Este lançamento acompanha uma característica muito presente no nosso DNA centenário.”
A integração do Ayrton ao ecossistema comercial da Pirelli visa otimizar o atendimento e ampliar o alcance de serviços da rede de lojas. O assistente realiza desde a recomendação de pneus e verificação de compatibilidade com o veículo até a emissão de orçamentos e reserva de produtos, tudo por meio de mensagens de texto ou áudio via WhatsApp. Também é possível enviar uma foto do carro para que o sistema identifique o modelo e sugira o pneu mais indicado.
O sistema reconhece fala e texto com interpretação semântica em tempo real, considerando variações linguísticas e sotaques regionais. Os dados são processados por motores de inferência lógica que reconhecem a intenção do cliente mesmo sem comandos explícitos. O sistema se conecta nativamente a bancos de dados de CRM e estoque, permitindo ofertas personalizadas e decisões automatizadas.
Ayrton responde suas dúvidas e agiliza a compra de pneus
D’Urbano explica que a iniciativa atende a uma necessidade de flexibilidade no relacionamento com o consumidor. “Entendemos que a I.A. pode servir como um ótimo apoio ao nosso consumidor, especialmente considerando que nem toda pessoa pode se deslocar a uma loja para resolver problemas que precisam de soluções imediatas, ou que necessitem de atendimento fora do horário comercial.”
O Ayrton é parte de uma estratégia da Pirelli de investir em inovação e ampliar a experiência digital de seus clientes. Recentemente, a empresa também lançou um aplicativo de Realidade Aumentada que permite ao usuário visualizar pneus em 3D e entender suas características técnicas por meio de animações.