Esportes
Pirelli desafia pilotos com compostos mais macios em Silverstone

Silverstone volta a ocupar papel central na Fórmula 1 ao receber o Grande Prêmio da Grã-Bretanha, etapa que marca a metade da temporada de 2025. Além de ser o palco onde a história da categoria teve início há 75 anos, o circuito britânico também será cenário para testes importantes no uso de compostos mais macios definidos pela Pirelli, em uma tentativa conjunta com a FIA e as equipes de ampliar as possibilidades estratégicas das corridas.
Mudanças na escolha de pneus abrem caminho para novas estratégias em Silverstone
A escolha da fabricante italiana para esta edição traz o C2 como Duro, C3 como Médio e C4 como Macio — uma mudança em relação ao ano anterior, quando o C3 foi utilizado como opção mais macia. O novo arranjo visa aumentar o número de abordagens táticas disponíveis, principalmente em uma pista onde paradas rápidas e possibilidade de ultrapassagens influenciam diretamente no ritmo das provas.
O Grande Prêmio da Grã-Bretanha teve início nesta quinta-feira, 3 de julho, em Silverstone, Inglaterra. A corrida compõe o calendário oficial do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 1950 e, ao lado do GP da Itália, é a única a integrar todas as temporadas da categoria. O evento comemora o aniversário de 75 anos da primeira corrida e antecede uma celebração especial da Pirelli, que completará 500 GPs como fornecedora de pneus no fim de semana seguinte, em Zandvoort, na Holanda.
Em 2024, o GP britânico já havia se destacado pelo uso variado de compostos, com todos os pneus de pista seca sendo utilizados ao longo da corrida, incluindo os intermediários. A nova configuração da gama, mais macia, surge como resposta às condições encontradas no ano anterior, quando os compostos mais duros foram utilizados por poucos pilotos em momentos decisivos da prova.
O circuito de Silverstone, com seus 5.861 metros e 18 curvas, exige elevado desempenho aerodinâmico e estabilidade lateral em alta velocidade. Com nível médio-baixo de abrasividade e uso intenso ao longo do ano, a pista costuma apresentar boa aderência já nas primeiras sessões de treino. Apesar de ocorrer no verão europeu, o clima é variável, com possibilidade de chuva repentina — fator que pode alterar estratégias de última hora.
Pirelli desafia pilotos com compostos mais macios em Silverstone
Ao longo de sua história, Silverstone foi palco de 59 GPs válidos pelo campeonato. Lewis Hamilton é o maior vencedor local, com nove vitórias. A Ferrari lidera entre as equipes, com 18 triunfos. O Reino Unido também se destaca como o país que mais forneceu pilotos à Fórmula 1, com 179 representantes e 20 campeões mundiais.