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Etapa do WorldSBK em Donington será disputada com pneus padrão da Pirelli

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O Campeonato Mundial de Superbike da FIM entra oficialmente em sua segunda metade da temporada com a realização da etapa no tradicional circuito de Donington Park, no Reino Unido. As características do traçado, combinadas com a instabilidade climática típica da região, tornam a escolha dos pneus um fator estratégico para as equipes, especialmente com a alocação oferecida pela Pirelli baseada exclusivamente em soluções padrão.

Compostas macias podem determinar estratégia e desempenho em Donington Park

Durante o final de semana, os pilotos do WorldSBK terão à disposição pneus slick SC1 (médio) e SC2 (duro) para a dianteira, e poderão optar entre SC0 (macio), SCX (supermacio) e SCQ (extramacio) para a traseira. O SCQ, limitado a quatro unidades por competidor, será destinado exclusivamente às sessões de treinos, classificação e à Superpole Race. A alocação inclui oito pneus traseiros e nove dianteiros SC1 por piloto, além dos SC2 dianteiros. Em caso de condições meteorológicas adversas, os modelos de chuva SCR1 estarão disponíveis em todas as categorias.

Além da categoria principal, a etapa em Donington conta com corridas da WorldSSP e da WorldWCR, que também seguem com soluções padrão. Os pilotos da WorldSSP poderão utilizar SC1 e SC2 na dianteira, combinando com SCX ou SC0 na traseira. Já as competidoras da WorldWCR, que fazem sua estreia no circuito britânico, contarão com SC1 em ambas as extremidades da motocicleta.

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Segundo Giorgio Barbier, diretor de competições de motos da Pirelli, as particularidades do circuito exigem atenção especial. “Donington é um circuito com curvas muito longas, nas quais a potência é aplicada com a moto inclinada. Ele foi recapeado em 2023 e, no ano passado, com temperaturas relativamente baixas, mostrou ser menos agressivo com os pneus do que se esperava”, afirmou. Barbier destacou ainda que, devido às condições climáticas típicas da região, é possível que toda a gama de pneus entre em ação, desde os slicks até os intermediários e de chuva.

A escolha do composto traseiro dependerá da preferência individual dos pilotos e das temperaturas registradas durante o evento. “Em 2024, o SC0 foi a opção mais utilizada nas duas corridas longas e venceu a Superpole Race com Razgatlıoğlu, enquanto muitos outros pilotos preferiram o SCX. O SCQ pode desempenhar um papel importante na Superpole Race, caso as condições sejam favoráveis”, concluiu Barbier.

Etapa do WorldSBK em Donington será disputada com pneus padrão da Pirelli

Com variáveis técnicas e climáticas em jogo, Donington Park se torna um palco de decisões cruciais para o restante da temporada, elevando a expectativa quanto ao desempenho de pilotos e equipes frente às opções oferecidas pela Pirelli.

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