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O legado do 911 ganha nova forma nas mãos de ex-campeões

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A Porsche iniciou uma nova fase no desenvolvimento de carros de competição baseados na linha 911 com foco em tecnologia sustentável e desempenho técnico. A iniciativa envolveu aprimoramentos em diversos componentes mecânicos e eletrônicos, além de testes rigorosos em pistas consagradas na Europa. O modelo Porsche 911 GT3 Cup, que já contabiliza 5.381 unidades produzidas desde 1990, passa a incorporar combustíveis renováveis com impacto direto na redução de emissões de carbono.

Novo GT3 Cup passa por testes em pistas europeias e incorpora combustível sintético

O desenvolvimento da nova geração começou em janeiro de 2024 nas instalações da Porsche Motorsport em Weissach, Alemanha. A equipe técnica concentrou esforços em tornar o veículo mais eficiente em sua aerodinâmica, eletrônica e resposta de condução, contando com feedback de pilotos experientes. “Estamos operando em um nível de desempenho muito alto com o atual GT3 Cup”, afirmou Jan Feldmann, gerente de projeto para carros GT de competição da Porsche Motorsport. “Isso nos permitiu focar mais nas sugestões das corridas monomarca ao redor do mundo e desenvolver um carro aprimorado em diversos aspectos.”

Os testes ocorreram em três circuitos: Monza, na Itália, o Lausitzring, na Alemanha, e a pista de desenvolvimento da própria Porsche em Weissach. Os protótipos foram conduzidos por ex-pilotos Juniors da marca, incluindo Bastian Buus e Klaus Bachler, além de Laurin Heinrich e Marco Seefried. A participação dos campeões e profissionais em diferentes categorias reforçou a qualidade e profundidade da fase de avaliação prática.

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O modelo GT3 Cup de produção atual, introduzido em 2021, já teve 1.130 unidades construídas. Cada veículo é montado ao lado das versões convencionais da linha 911 na planta de Stuttgart-Zuffenhausen, em um processo que dura cerca de oito horas.

O novo modelo também serviu de base para testes com o blend exclusivo de eFuel da Porsche Supercup 2025. Este combustível atende às exigências da FIA para combustíveis sustentáveis, apresentando uma composição de 79,7% de componentes renováveis, incluindo gasolina sintética MtG e etanol obtido de resíduos. A mistura alcança uma taxa de redução de CO₂ equivalente de 66% em relação ao combustível fóssil. A formulação foi desenvolvida especialmente para os motores boxer utilizados nas competições da marca.

O legado do 911 ganha nova forma nas mãos de ex-campeões

Desde 1990, a série monomarca baseada no Porsche 911 se expandiu de forma global, incluindo competições em mais de doze países e 23 desafios Sprint e Endurance sancionados pela fabricante. O investimento contínuo em tecnologia, testes práticos e sustentabilidade reafirma a estratégia da Porsche em manter a relevância e inovação na indústria automotiva de competição.

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