Notícias
Stellantis inicia produção do Cargo Box BEV

A planta de Atessa, localizada na região de Chieti, Itália, deu início à produção do Cargo Box BEV, veículo comercial leve elétrico da Stellantis Pro One, marcando novo avanço da montadora no segmento de vans eletrificadas na Europa.
Modelo elétrico será fabricado no maior polo europeu de veículos comerciais leves
O anúncio foi feito nesta semana pela Stellantis Pro One, divisão do grupo responsável pelas marcas Citroën, Fiat Professional, Opel, Peugeot e Vauxhall. O modelo, fabricado com base no chassi elétrico da linha Large Van, apresenta até 20,5 m³ de volume de carga e autonomia de até 323 quilômetros, com entregas previstas para o segundo semestre de 2025.
A decisão estratégica de iniciar a produção ocorre na planta de Atessa, considerada o maior polo europeu exclusivamente dedicado a veículos comerciais leves. Com mais de 1.200.000 m² de área, a fábrica abriga uma linha de montagem de 15 quilômetros e produz mais de 2.500 versões distintas. Segundo Anne Abboud, Head da Stellantis Pro One, “o lançamento do Cargo Box BEV confirma o caminho de excelência desta planta, dedicada a atender proativamente e com agilidade as necessidades dos nossos clientes profissionais”.
A montadora informou que o Cargo Box BEV sairá de fábrica com carregador AC de 22 kW como item de série, reduzindo o tempo de carga pela metade em relação à geração anterior. A solução permite recarga completa em até 6 horas, visando adequação à rotina logística de entregas e serviços urbanos.
Outro destaque da operação em Atessa é o programa CustomFit, responsável por personalizações de veículos para clientes profissionais, como frotistas e fabricantes de motorhomes. Em 2024, a empresa registrou crescimento de 25% nas conversões com parceiros certificados e dobrou a produção interna de unidades customizadas, com aumento de 35% nas vendas de veículos transformados na Europa.
Stellantis inicia produção do Cargo Box BEV
Arnaud Leclerc, Head Global do programa CustomFit, destacou que “a capacidade direta de produção nos nossos centros é ampliada por uma rede global de 550 parceiros autorizados, que interagem com a rede oficial de concessionários”. Ele complementa que todos os ajustes realizados contam com garantia de fábrica de dois anos.
O Cargo Box BEV também será oferecido na configuração L4, que amplia o espaço interno e visa atender transportes de grandes volumes. O modelo utiliza motor de 200 kW e torque de 410 Nm, alimentado por bateria de 110 kWh, e estará disponível para encomendas em mercados estratégicos da Europa ainda este ano.
Com liderança superior a 30% no mercado europeu de vans comerciais, a Stellantis reforça seu compromisso com soluções de transporte neutras em emissões. Para o setor de veículos recreativos, onde é líder desde 2006, a empresa prepara o lançamento de uma versão elétrica para motorhomes. “Nos últimos 20 anos, vendemos mais de 2 milhões de campers. O BEV chega para atender aos clientes mais exigentes”, conclui Arnaud.