O Campeonato Mundial de MotoGP retorna às pistas após o recesso de verão com o Grande Prêmio da Áustria, que será realizado no próximo fim de semana no circuito Red Bull Ring, em Spielberg. A etapa marca não apenas a retomada da temporada, mas também a introdução de novas soluções de pneus pela Pirelli para a categoria Moto2, com foco em desempenho e aderência em um dos traçados mais rápidos do calendário.
Fornecedora aposta em soluções inéditas para melhorar aderência no circuito austríaco
A fabricante italiana disponibilizou duas opções traseiras de desenvolvimento para os pilotos da Moto2: o já conhecido E0125, de composto macio, e o estreante E0126, de composto supermacio. Ambos serão combinados com os pneus dianteiros padrão SC1 (macio) e SC2 (médio). A Moto3, por sua vez, manterá a alocação básica da temporada, com oito unidades de cada composto (SC1 e SC2) para frente e traseira.
A escolha da Pirelli foi motivada pelas características do circuito austríaco, que apresenta baixa agressividade sobre os pneus e aderência limitada. Em 2024, todos os pilotos da Moto2 utilizaram o SC0 macio na corrida, o que resultou em uma melhora de um décimo na média de tempo por volta. A partir dessa constatação, a empresa decidiu manter o composto macio e substituir o médio por uma solução supermacia, visando ampliar a aderência.
O pneu E0125, já utilizado em quatro etapas nesta temporada, incluindo Silverstone e Brno, mantém o composto de banda de rodagem do SC0 padrão, mas adota uma estrutura diferenciada, desenvolvida para oferecer maior estabilidade e consistência ao longo da corrida. Segundo Giorgio Barbier, Motorcycle Racing Director da Pirelli, “a especificação macia E0125 já foi utilizada com sucesso em quatro GPs este ano e, portanto, é a opção familiar na qual os pilotos podem confiar”.
Já o E0126, que estreia na Moto2, é baseado no composto SCX da gama Supermacio e incorpora a mesma estrutura inovadora do E0125. A solução foi amplamente utilizada no Campeonato Mundial de Superbike, sendo a escolha predominante em três etapas. Barbier explica: “A outra opção é o Supermacio na especificação E0126, que estreia na Moto2, mas já foi amplamente apreciado no Mundial de Superbike, onde foi a opção mais utilizada nas três etapas em que esteve presente”.
Pirelli apresenta novas soluções de pneus para o GP da Áustria da Moto2
A estrutura dos dois pneus foi projetada para garantir maior estabilidade e consistência de performance, características consideradas adequadas para o traçado do Red Bull Ring, que combina curvas curtas, desacelerações intensas e alta velocidade. A Pirelli também alerta para a possibilidade de variações climáticas, comuns na região nesta época do ano. “Também teremos que ficar atentos ao clima, que na Áustria, em agosto, pode pregar algumas peças, como aconteceu no ano passado, quando chuva misturada com granizo caiu no sábado, zerando a evolução da pista”, conclui Barbier.
Com foco em inovação e adaptação às condições específicas do circuito austríaco, a Pirelli busca consolidar o desempenho positivo obtido até agora e oferecer aos pilotos da Moto2 soluções que contribuam para corridas mais competitivas e seguras.