A Porsche iniciou neste mês as entregas do novo 911 GT3 no Brasil, modelo que marca o 25º aniversário da linha e mantém a proposta de unir a experiência de condução de um carro de pista à usabilidade cotidiana. O esportivo chega ao mercado nacional por R$ 1.620.000, após período de pré-vendas iniciado em janeiro. Pela primeira vez, o modelo é oferecido simultaneamente em duas versões: GT3, voltada à pista, e GT3 Touring, com visual mais discreto.
Esportivo de 510 cavalos chega em duas versões e amplia opções de personalização e desempenho

O 911 GT3 estreia com o motor boxer aspirado de 4,0 litros, que entrega 510 cavalos de potência e torque de 450 Nm, com a opção de câmbio manual de seis marchas ou automático de dupla embreagem (PDK) de sete marchas. “Particularmente em estradas sinuosas, é possível sentir claramente que a direção está ainda melhor ajustada do que a do antecessor”, afirma Walter Röhrl, embaixador da marca. “Ela transmite ainda mais confiança porque responde de forma mais calma a partir da posição central, sem perder a característica direta.”
O modelo traz design aprimorado na dianteira e traseira, com foco em eficiência aerodinâmica. O difusor redesenhado, as aletas modificadas e as novas lâminas laterais da asa traseira aumentam a pressão aerodinâmica e otimizam o fluxo de ar. Os faróis de LED Matrix agora reúnem todas as funções de iluminação, ampliando as entradas de ar frontais. O sistema de suspensão, derivado do 911 GT3 RS (992), inclui braços aerodinâmicos no eixo dianteiro e aprimoramentos que reduzem o movimento de inclinação da carroceria ao frear em altas velocidades.
A Porsche oferece pela primeira vez o pacote Weissach no GT3, que amplia o desempenho em pista com uso extensivo de materiais leves como CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono). No Touring, o pacote leve cumpre papel semelhante, substituindo componentes metálicos por versões de fibra de carbono. “O novo 911 GT3 se tornou ainda mais emocionante e individual. Nós nos aprofundamos em uma riqueza de detalhes e demos a ele muitos recursos que nossos clientes queriam”, explica Andreas Preuninger, chefe da linha GT.
O peso total do GT3 foi reduzido por meio de soluções de engenharia que incluem novas rodas de alumínio e bateria de íon-lítio. Em sua configuração mais leve, o esportivo pesa 1.420 quilos. O desempenho reflete a relação peso-potência de 2,8 kg por cavalo, com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e velocidade máxima de 311 km/h. “Na pista, o novo 911 GT3 está ainda mais preciso, pois permanece mais estável e lida melhor com solavancos e zebras graças à otimização do amortecimento”, comenta Jörg Bergmeister, também embaixador da marca.
Porsche 911 GT3 transforma o asfalto em pista de corrida
O interior mantém a configuração de dois lugares e segue o design dos modelos 911 atuais, com foco na funcionalidade e no controle do motorista. O assento esportivo tipo concha leve, fabricado em CFRP, inclui airbag de tórax e ajuste elétrico de altura. Pela primeira vez, o GT3 com pacote Touring pode receber banco traseiro opcional. O painel digital com modo “Track Screen” mostra informações essenciais de condução e permite rotação do conta-giros para melhor visualização em pista.
Com as novas versões e pacotes, a Porsche reforça a estratégia de oferecer ao público brasileiro um carro com múltiplas configurações, capaz de atender tanto ao uso cotidiano quanto ao desempenho extremo em circuitos.