A Eagle, reconhecida mundialmente pela restauração e evolução do Jaguar E-Type, apresenta o sonho Lightweight GTR, um modelo único com especificações personalizadas que combina engenharia moderna com herança automobilística. Com apenas 930 kg, o veículo representa uma nova abordagem ao conceito de Gran Turismo, priorizando leveza, desempenho e usabilidade em longas distâncias.

Eagle Lightweight GTR combina engenharia moderna com a herança do Jaguar E-Type

“Os carros de alto desempenho atuais estão cada vez maiores e mais pesados, dependentes de eletrônica avançada para disfarçar o excesso de massa. Não acredito que envelhecerão bem, então encomendei à Eagle o antônimo disso: um carro o mais leve possível, sem sacrificar o conforto, livre de telas ou eletrônicos. Com desempenho incrível, conforto em longas distâncias e beleza atemporal, estou plenamente satisfeito com o resultado”, afirma o cliente responsável pela encomenda.

A proposta do Eagle Lightweight GTR surgiu da intenção de aproximar o modelo GT da herança de competição do E-Type Lightweight, originalmente planejado pela Jaguar como sucessor do D-Type. Dos dezoito exemplares previstos, apenas doze foram construídos. A Eagle, com sede em Sussex, Inglaterra, utilizou materiais como alumínio, magnésio, titânio, Inconel, carbono e lítio para reduzir o peso sem comprometer a integridade estrutural ou o conforto.

Paul Brace, executivo da Eagle, destaca: “Trabalhamos com E-Types há mais de 40 anos e sempre dependemos da confiança dos clientes em nossa filosofia e capacidades. O proprietário do GTR trouxe ideias bem fundamentadas e paixão pelo projeto. Foi um prazer colaborar e concretizar sua visão com sucesso. Ele não apenas realizou seu sonho automotivo, como também nos permitiu expandir os limites do possível. Estamos muito orgulhosos do resultado.”

O GTR possui motor 4.7 litros em alumínio, com cabeçote de ângulo aberto, bielas de titânio e três carburadores Weber, gerando mais de 430 bhp por tonelada, o equivalente a aproximadamente 436 cavalos de potência por tonelada. A transmissão utiliza carcaças de magnésio e o sistema de escape é feito de Inconel e titânio. A suspensão independente foi redesenhada, com componentes em titânio e amortecedores Öhlins ajustáveis. Os freios contam com discos e pastilhas de cerâmica de carbono e pinças AP Racing com assistência de servo.

Um sonho automotivo realizado com precisão e paixão

Internamente, o modelo apresenta acabamento em Alcantara preta, bancos de alumínio inspirados em corridas históricas, cintos de quatro pontos e sistema de supressão de incêndio. Um painel flutuante abriga botões auxiliares em platina com incrustações de madrepérola e suporte magnético para celular. Vidros aquecidos, ar-condicionado e isolamento acústico e térmico garantem conforto em viagens prolongadas.

Cada detalhe do GTR foi definido pelo cliente, reforçando o caráter exclusivo do projeto. A combinação entre a estética clássica do E-Type, a engenharia contemporânea e a personalização extrema posiciona o Eagle Lightweight GTR como um exemplar único, resultado de uma colaboração entre tradição e inovação.