A Pirelli acompanhou o primeiro dia de atividades do Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1 com sessões marcadas por mudanças nas condições da pista, análise do comportamento dos compostos e definição das primeiras estratégias para o restante do fim de semana em Spa-Francorchamps. Na pista, Kimi Antonelli, da Mercedes, registrou a melhor marca da sexta-feira ao completar a volta em 1min45s944 durante o TL2, utilizando pneus Macios C4. Lando Norris ficou em segundo, com 1min46s134, seguido por Max Verstappen, com 1min46s416.

Pneus e condições da pista marcaram a sexta-feira do GP da Bélgica

“A chuva que caiu durante a noite e ao longo do dia reduziu significativamente a aderência da pista, aumentando os tempos de volta em comparação com as expectativas tanto nossas quanto das equipes. Se não houver mais precipitação, a pista vai gradualmente ganhando borracha e retornando aos níveis previstos. Apesar da interrupção na segunda hora do treino livre, as equipes devem ter reunido dados suficientes para enfrentar o fim de semana”, afirma Simone Berra, chefe de Engenharia da Pirelli.

O segundo treino livre foi disputado com temperatura de pista de 37°C e temperatura ambiente de 25°C. As equipes utilizaram exclusivamente os compostos Médios C3 e Macios C4. A sessão teve número reduzido de voltas em razão da bandeira vermelha provocada por Pierre Gasly. Antonelli e Norris completaram 17 voltas, enquanto Verstappen realizou 20.

“A degradação foi ligeiramente maior do que as expectativas iniciais nos dois compostos mais macios, em ambos os eixos: na dianteira devido à abrasão, e na traseira devido a efeitos térmicos. Não esperamos que esse fenômeno se repita nos próximos dias, quando as temperaturas estarão mais baixas e as condições da pista, melhores. A diferença entre o Médio e o Macio é de quatro a cinco décimos, em linha com as simulações”, explica Simone Berra.

Na primeira sessão de treinos, Audi, Alpine e Cadillac utilizaram inicialmente o composto Duro C2 antes de migrarem para o Macio C4. As demais equipes concentraram seus programas entre os compostos Médio C3 e Macio C4. Verstappen liderou o TL1 com o tempo de 1min47s070, à frente de Lewis Hamilton e Charles Leclerc. A pista chegou a registrar 43°C durante essa sessão.

Pirelli avalia comportamento dos pneus após treinos da F1 em Spa

“O composto Duro foi utilizado por apenas algumas equipes no TL1. Muitas equipes, portanto, optaram por preservar dois jogos do composto mais duro. É interessante considerar o motivo, visto que uma corrida de apenas uma parada no domingo parece muito provável. O jogo adicional pode representar um valioso trunfo em caso de neutralização durante o Grande Prêmio, caso a primeira parada já tenha sido realizada”, completa Simone Berra.

Na Fórmula 2, Rafael Câmara garantiu a pole position para a Corrida Principal de domingo ao superar Tasanapol Inthraphuvasak, enquanto Alexander Dunne registrou o terceiro melhor tempo. A estratégia prevista indica utilização dos pneus Médios no primeiro stint e dos Supermacios no segundo, embora uma eventual entrada do Safety Car possa alterar esse planejamento.

Na Fórmula 3, Freddie Slater conquistou sua segunda pole position consecutiva ao marcar 2min05s150 em uma classificação realizada sob chuva. Tuukka Taponen ficou com a segunda posição e Hiyu Yamakoshi completou os três primeiros colocados. Para a categoria, o composto Médio foi o escolhido para a etapa belga.