Alpha Notícias: Renault fecha o ano de 2013 com 6,6% do mercado
Fabricante cumpre objetivo de fazer 12 meses em 10
Texto: Assessoria de Imprensa
Aumento da capacidade produtiva, renovação da gama de produtos e ampliação da rede de concessionárias: com uma estratégia apoiada nesses três pilares, a Renault do Brasil, que em 2013 completou 15 anos de produção no País, conseguiu atingir sua meta de realizar 12 meses em 10. No acumulado do ano a marca registrou 6,6% de participação de mercado, a mesma do ano anterior, e conquistou, no mês de dezembro, seu melhor resultado, com 7,7% de participação de mercado.
Ainda no início do ano, a Renault promoveu um projeto arrojado em sua fábrica que elevou a capacidade produtiva do Complexo Ayrton Senna de 280 mil para 380 mil veículos por ano. A obra, que absorveu investimentos de R$ 500 milhões (de um total de 1,5 bilhão para o período 2010-2015), foi concluída em oito semanas, conforme o planejado, um tempo recorde para a extensão do projeto.
Destas fábricas saíram dois modelos, completamente novos em 2013, o Master e o Logan, que contribuíram para a renovação da gama de produtos da marca no Brasil. Apresentado em março, o Master é o mesmo veículo que é comercializado hoje na Europa. Produzido em quatro versões diferentes, o utilitário é capaz de receber mais de 70 diferentes configurações e já é o segundo mais vendido no segmento dos veículos comerciais leves.
Já o Novo Logan, lançado no começo de novembro, agradou os consumidores e mereceu também o reconhecimento da mídia especializada, se destacando com os prêmios TopCar TV, como o melhor carro nacional até R$ 30.990; AutoPress, de “O Melhor do Ano” na categoria sedã; e “Melhor Compacto Nacional”, pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto).
O modelo Sandero também registrou crescimento em 2013, conquistando a 7ª posição entre os veículos mais vendidos do País, enquanto o Duster alcançou a significativa marca de 100 mil unidades vendidas no Brasil.
Completando a estratégia de crescimento, em 2013 foram inauguradas 40 concessionárias, ou seja, 17% a mais que 2012, totalizando 275 revendas, com cobertura de 83% do território nacional.
Em plena expansão, nos últimos 3 anos a marca ganhou 100 lojas, das quais 38 estão localizados no Sudeste, 33 no Sul, 29 nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Também vale destacar que 72 destas revendas são em novas cidades, ou seja, não se restringem às capitais, e que 23 filiais inauguraram o novo conceito de Ponto Satélite ou Mini-Satélite. Estes pontos possuem uma estrutura enxuta e estão localizados em mercados pequenos (a partir de 1000 emplacamentos/ano) com uma população acima de 35.000 habitantes.
Continuar a fortalecer as relações com os clientes da marca também foi uma das prioridades para a Renault em 2013. O My Renault, plataforma digital lançada em novembro, reflete o compromisso da montadora em estar cada vez mais próxima dos consumidores. De caráter inovador, a ferramenta disponibiliza para os proprietários de veículos Renault uma série de informações úteis sobre seu carro, além de promover ações especiais, como a oferta de serviços e produtos, nas concessionárias da rede.
Em 2013, a Renault também deu continuidade a ações que visam promover o esporte e a cultura brasileira, sendo a patrocinadora oficial da 22ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, o maior do gênero no País, e apoiando a prática de esportes no estado do Paraná.
“O ano de 2013 foi de grandes desafios, mas também de importantes conquistas. Os resultados alcançados confirmam que estamos em linha com as nossas metas. Nosso objetivo é continuar crescendo e alcançar 8% de participação de mercado em 2016”, destaca Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.
O ano de 2013 também registrou conquistas no campo da mobilidade zero emissão. A Renault, que no âmbito da Aliança Renault-Nissan é líder mundial na comercialização de veículos movidos à eletricidade, vendeu no Brasil, ao longo do ano passado, 40 unidades de modelos elétricos destinados a instituições e empresas que desenvolvem projetos voltados ao uso e disseminação dessa tecnologia: CPFL Energia (2 unidades) Itaipu Binacional (32 unidades do Twizy) e FedEx (6 unidades do modelo Kangoo Z.E. Maxi).
Outro fato de destaque de 2013 foi a Renault ser eleita pelo terceiro ano consecutivo como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar, segundo o guia da revista Você S/A, da editora Abril.
Hoje a Renault conta com cerca de 6.700 colaboradores diretos, além de gerar outros 25 mil empregos indiretos só no Paraná.